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Miguel Gonzalez Arroyo, em "Gestão da Educação com Justiça Social. Que Gestão dos Injustiçados?", defende uma gestão da educação que promova a justiça social e a inclusão dos historicamente injustiçados. Acerca do assunto, marque (V), para as afirmativas verdadeiras, e (F), para as falsas.
(__) A gestão da educação com justiça social deve se pautar em princípios meritocráticos, garantindo que os alunos sejam avaliados e recompensados com base em seus méritos individuais, independentemente de sua origem social.
(__) A gestão da educação deve reconhecer e valorizar a diversidade, combatendo todas as formas de discriminação e preconceito, promovendo a inclusão de grupos historicamente marginalizados.
(__) A gestão da educação com justiça social exige uma mudança de paradigma, que questione as estruturas de poder e as desigualdades sociais que se reproduzem na escola.
(__) A gestão da educação deve ser um instrumento de democratização da sociedade, garantindo o acesso, a permanência e o sucesso escolar de todos os alunos, especialmente daqueles que são historicamente excluídos.

A sequência está correta em:
Considerando as diferentes perspectivas sobre políticas educacionais, analise as afirmativas a seguir:
I. As políticas educacionais são influenciadas por fatores sociais, econômicos e políticos, refletindo as relações de poder e os interesses em disputa na sociedade.
II. As políticas educacionais podem contribuir para a democratização da educação, promovendo o acesso, a permanência e o sucesso escolar de todos os alunos.
III. As políticas educacionais são neutras e isentas de ideologias, visando exclusivamente à melhoria da qualidade da educação.

Está correto o que se afirma em:
Vitor Henrique Paro, em sua obra *"Gestão democrática da escola pública"*, defende que a participação da comunidade escolar é essencial para a construção de uma escola democrática e de qualidade. Analise as afirmativas abaixo, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. A gestão democrática, segundo Paro, implica na participação efetiva de todos os atores da comunidade escolar − professores, alunos, pais, funcionários − nas decisões que afetam a escola.
II. A participação da comunidade na gestão escolar contribui para a construção de um projeto político-pedagógico que atenda às necessidades e aos interesses da comunidade.
III. A gestão democrática da escola pública é um instrumento de democratização da sociedade, promovendo a participação cidadã e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
A obra "Políticas Públicas e Gestão da Educação", publicada pela Liber Livro Autores em 2011, aborda a importância da gestão democrática e da participação da comunidade na construção de uma educação de qualidade. Analise as afirmativas a seguir.
I. A gestão democrática da educação pressupõe a participação de todos os atores da comunidade escolar − professores, alunos, pais, funcionários − na tomada de decisões, contribuindo para a construção de um projeto político-pedagógico que atenda às necessidades da escola.
II. A centralização das decisões nas mãos do diretor da escola é a forma mais eficiente de gestão, pois garante a agilidade e a coerência das ações, evitando conflitos e divergências entre os membros da comunidade escolar.
III. A participação dos pais na gestão da escola deve se limitar ao acompanhamento do desempenho escolar dos filhos, sem interferir nas decisões pedagógicas e administrativas, que são de responsabilidade dos profissionais da educação.

Está correto o que se afirma em:
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) desempenha um papel fundamental na avaliação da educação brasileira, fornecendo informações importantes para o desenvolvimento de políticas públicas. Acerca do INEP, marque (V), para as afirmativas verdadeiras, e (F), para as falsas.
(__) O INEP é responsável pela elaboração e aplicação de todas as avaliações internacionais existentes, como o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), que comparam o desempenho dos estudantes brasileiros com o de estudantes de outros países.
(__) O INEP é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, responsável por formular e implementar políticas para a educação básica e superior.
(__) O INEP realiza o Censo Escolar, uma pesquisa estatística que coleta dados sobre as escolas, os alunos e os professores da educação básica, fornecendo um panorama completo da educação no país.
(__) O INEP desenvolve e gerencia sistemas de informação, como o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que disponibilizam dados e indicadores sobre a qualidade da educação.

A sequência está correta em:
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