Filtrar


Questões por página:

Leia: “Nos, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembleia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacifica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL”.


Na introdução acima, retirada do prólogo da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, há uma introdução do que foi estabelecido enquanto base estrutural para o estado nacional brasileiro, determinando princípios como soberania, cidadania e dignidade da pessoa humana. Para que um Estado exista juridicamente, é necessário que três elementos estejam presentes, permitindo a organização política, social e administrativa.


Marque a alternativa que considera a essencialidade na qual o estado nacional brasileiro se fundamenta:

mostrar texto associado
Marque a opção que apresenta desvio da norma culta, quanto a concordância.
Visualizar Questão Comentada
mostrar texto associado
O texto apresenta, em dois momentos, o uso de palavras no diminutivo. Sabemos que o uso de tal recurso pode significar afeto, proximidade, etc. Na expressão: queria o pó moído na hora e meia dúzia de pãezinhos, temos uma demonstração de familiaridade. Das frases a seguir, indique a que não há correspondência de sentido.
Visualizar Questão Comentada
mostrar texto associado
Dos excertos a seguir, marque o que sugere uma linguagem coloquial.
Visualizar Questão Comentada
mostrar texto associado
A mulher pelejava por acender o fósforo úmido. Das palavras abaixo, marque a que apresenta desvio da norma no que se refere ao uso do G ou J.