Filtrar


Questões por página:
Robert Hooke, em seu trabalho pioneiro Micrographia, publicado em 1665, descreveu seu processo de observação da estrutura da cortiça usando um microscópio:

“Peguei um bom pedaço claro de cortiça e, com um canivete afiado como uma navalha, cortei um pedaço e deixei sua superfície extremamente lisa. Então, examinando-o com um microscópio, me pareceu que ele era um pouco poroso, muito parecido com um favo de mel, mas os poros não eram regulares [...] esses poros, ou células, não eram muito profundos, mas consistiam de muitos pequenos compartimentos, separados de um longo poro contínuo, por certos diafragmas.”

HOOKE, Robert. Micrografia. Londres: Royal Societys 1665.


Nessa descrição, o ato de cortar com um canivete equivale a qual etapa da microscopia?
Um técnico de laboratório precisa preparar urgentemente, uma solução de tampão fosfato salino (PBS) para uso em experimentos com células. No entanto, a autoclave do laboratório quebrou, e o tampão PBS deve estar livre de contaminantes biológicos para garantir a precisão dos resultados do experimento.

Assinale a alternativa que apresenta o método de esterilização mais indicado para garantir que a solução de PBS esteja adequada aos experimentos com células.
Dadas as afirmativas sobre a esterilização em laboratórios,


I. O material usado como envoltório para a esterilização de objetos ou de instrumentos na autoclave deve ser impermeável.

II. Na hipótese de não existir equipamento de esterilização disponível no laboratório, pode-se utilizar a esterilização química.

III. A esterilização pode ser realizada de diferentes formas, dentre as quais estão o calor, a água oxigenada, o ozônio e a radiação.

IV. O processo de esterilização é fundamental para a reutilização inócua dos instrumentos usados no laboratório.


verifica-se que está/ão correta/s
Pesquisadores estão desenvolvendo um teste de PCR para detectar a presença de Leishmania em amostras de sangue de cães. A precisão do teste depende de garantir que o DNA amplificado seja do parasita Leishmania e não do DNA do cão. Compreender o papel de cada componente da PCR é crucial para alcançar essa especificidade. De acordo com essas informações, qual fator da PCR garante que o DNA amplificado seja do parasita (Leishmania) e não do hospedeiro (cão)?
O exame mais comum realizado na área de parasitologia é o exame de amostras de fezes ou o exame parasitológico de fezes (EPF) em busca de ovos e parasitos. Dadas as afirmativas sobre os procedimentos de coleta e de processamento dessas amostras,

I. Amostras fecais preservadas devem ser examinadas macroscopicamente para avaliar sua consistência, coloração, odor e presença ou ausência de sangue ou outras condições anormais.

II. A técnica de preparação com fita de celofane adesiva permite a detecção de ovos e de fêmeas adultas de Enterobius vermiculares (oxiúro).

III. Na preparação direta a fresco, uma pequena porção de fezes não fixada é misturada com salina ou lugol e examinada, posteriormente, no microscópio.

IV. No método de concentração da amostra fecal por sedimentação, os parasitos concentram-se na superfície das soluções utilizadas.

verifica-se que está/ão correta/s apenas
Visualizar Questão Comentada