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        FGV - 2014 - TJ-GO - Analista Judiciário - Pedagogia
      
      
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      Para Vitor Henrique Paro, a administração escolar vai para muito  além  do mero  gerenciamento  dos  recursos materiais  da  escola,  configurando-se  em  um  trabalho  de  construção  conjunta  de  leitura  da  realidade  e  de  efetivação  de  metas  e  objetivos  necessários e desejáveis para os diferentes  sujeitos que passam  por esta instituição. Em suas palavras: 
“Dessa forma, o que determina o caráter [...] da administração é a natureza dos objetivos que ela busca concretizar, os quais – em conjunto e como resultante das forças sociais predominantes em um determinado momento histórico, de uma dada formação econômico-social – acabam por determinar a própria forma em que se dá a atividade administrativa.” (Paro, V. H. Administração Escolar: introdução crítica. 17ª Ed. Cortez Editora, São Paulo. 2012. P. 206.)
Nessa medida, é essencial que a gestão da escola se guie pelas perspectivas, concepções e metas elaboradas e planejadas em conjunto pela comunidade escolar, por meio, sobretudo:
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      “Dessa forma, o que determina o caráter [...] da administração é a natureza dos objetivos que ela busca concretizar, os quais – em conjunto e como resultante das forças sociais predominantes em um determinado momento histórico, de uma dada formação econômico-social – acabam por determinar a própria forma em que se dá a atividade administrativa.” (Paro, V. H. Administração Escolar: introdução crítica. 17ª Ed. Cortez Editora, São Paulo. 2012. P. 206.)
Nessa medida, é essencial que a gestão da escola se guie pelas perspectivas, concepções e metas elaboradas e planejadas em conjunto pela comunidade escolar, por meio, sobretudo:
      Para  muitas  perspectivas,  sobretudo  para  o  senso  comum,  a  escola  é  um  espaço  de  democratização  do  conhecimento  e  ascensão  social  das  camadas  sociais mais  carentes.  Entretanto,  para  pensadores  como  Bourdieu,  não  é  isso  que  a  escola  vem  propiciando, desde sua origem. 
Para o autor, com a entrada dos menos abastados na escola, o que se fez foi substituir a eliminação clara e evidente dessa camada social logo no início da escolarização, por uma eliminação suave e diluída desses jovens ao longo desse processo. Dessa forma, criam-se no cenário escolar diversas mecânicas, como classes de aceleração ou a aprovação com dependência em disciplina para maquiar a exclusão desses jovens.
Como consequência desse processo, vemos alunos saindo da escola com uma grande defasagem idade/série e, quando se formam, com diplomas socialmente desvalorizados. Dessa forma, para Bourdieu, essa escola “para todos” é ainda mais perversa do que seu modelo anterior, na medida em que:
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      Para o autor, com a entrada dos menos abastados na escola, o que se fez foi substituir a eliminação clara e evidente dessa camada social logo no início da escolarização, por uma eliminação suave e diluída desses jovens ao longo desse processo. Dessa forma, criam-se no cenário escolar diversas mecânicas, como classes de aceleração ou a aprovação com dependência em disciplina para maquiar a exclusão desses jovens.
Como consequência desse processo, vemos alunos saindo da escola com uma grande defasagem idade/série e, quando se formam, com diplomas socialmente desvalorizados. Dessa forma, para Bourdieu, essa escola “para todos” é ainda mais perversa do que seu modelo anterior, na medida em que:
      Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) publicados em 1997  constituem  um  conjunto  de  diretrizes  norteadoras  para  a  elaboração do currículo escolar. O documento foi elaborado pelo  Ministério  da  Educação  e  reúne  em  seu  corpo  orientações  fundamentadas sobretudo por pesquisas e produções na área de  Educação. Os PCNs se dirigem a professores, gestores e ao corpo  pedagógico do ensino  fundamental, preocupado em assegurar a  qualidade de ensino nessa etapa da educação básica.  
Uma de suas diretrizes é a adoção:
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      Uma de suas diretrizes é a adoção:
      Sem dúvida, a educação nacional é campo de grandes disputas e  alvo  constante  de  análises  e  reflexões.  Nas  últimas  décadas,  diversas  novas  políticas,  decretos  e  parcerias  foram  concebidas  pelas diferentes esferas do poder público, pela  sociedade  civil e  pelos órgãos internacionais e multinacionais. 
Entretanto, a simples promulgação de uma nova lei ou a implementação de políticas públicas de ampla escala não garantem, por si só, mudanças significativas no cenário educacional brasileiro.
Para tal, é essencial que haja, em cada uma das diferentes redes de ensino e cada escola, uma compreensão e um comprometimento com o que se planeja nos diferentes níveis de articulação da educação nacional. Portanto, faz-se imprescindível a participação ativa dessas instituições na discussão e elaboração de políticas educacionais.
Quando não há essa prerrogativa, as políticas nacionais para o ensino não se enraízam nas escolas, o que se deve à:
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      Entretanto, a simples promulgação de uma nova lei ou a implementação de políticas públicas de ampla escala não garantem, por si só, mudanças significativas no cenário educacional brasileiro.
Para tal, é essencial que haja, em cada uma das diferentes redes de ensino e cada escola, uma compreensão e um comprometimento com o que se planeja nos diferentes níveis de articulação da educação nacional. Portanto, faz-se imprescindível a participação ativa dessas instituições na discussão e elaboração de políticas educacionais.
Quando não há essa prerrogativa, as políticas nacionais para o ensino não se enraízam nas escolas, o que se deve à:
      Para  muitos  pensadores  contemporâneos,  a  Educação  e  o  Trabalho  são  ações humanas  indissociáveis, na medida em que,  historicamente, é através do trabalho que o homem educa-se a si  mesmo. Para Saviani, por exemplo, é através do trabalho que “o  homem forma-se homem”. Assim, o trabalho se constitui como o  ato humano que melhor nos caracteriza e mais nos diferencia dos  outros animais. 
A educação escolar surge como um direito exclusivo de alguns que não precisavam trabalhar para garantir a sua própria sobrevivência, na medida em que possuíam servos, escravos, súditos ou operários que os sustentavam com seus trabalhos.
Entretanto, após as Revoluções Industriais, começaram a surgir em crescente escala escolas voltadas às massas de trabalhadores. Esta educação escolar, no entanto, em muito se diferenciava de sua predecessora, que se voltava às elites, na medida em que:
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      A educação escolar surge como um direito exclusivo de alguns que não precisavam trabalhar para garantir a sua própria sobrevivência, na medida em que possuíam servos, escravos, súditos ou operários que os sustentavam com seus trabalhos.
Entretanto, após as Revoluções Industriais, começaram a surgir em crescente escala escolas voltadas às massas de trabalhadores. Esta educação escolar, no entanto, em muito se diferenciava de sua predecessora, que se voltava às elites, na medida em que:
