Questões da prova:
        FGV - 2014 - TJ-GO - Analista Judiciário - Pedagogia
      
      
       limpar filtros
      
                    
                
                  50 Questões de concurso encontradas                
                
                
                  Página 4 de 10                
                
                      Questões por página:
    
                    
                
              
              
            
            Questões por página:
    
                    
      Concebendo  a  ética  como  um  fator  pedagógico  de  socialização  entre  os  alunos,  Paulo  Freire  contribui:  “A  educação  é  possível  para o homem porque este é inacabado e sabe-se inacabado”.
Assim, na ótica freireana, a inclusão da ética na educação:
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      Assim, na ótica freireana, a inclusão da ética na educação:
      Segundo  DRUCKER  (Administrando  para  o  futuro,  2010),  “o  requisito  determinante  de  um  líder  é  ganhar  confiança  e  a  liderança  eficaz  não  se  baseia  necessariamente  em  ser  inteligente, mas sim consistente.”  
De acordo com o autor, pode-se depreender que:
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      De acordo com o autor, pode-se depreender que:
      No que diz respeito a levar em conta as contribuições dos alunos  no  transcurso  das  atividades  escolares,  ZABALA  (A  prática  educativa, 2008) alerta para a necessidade de  se estabelecerem  vínculos entre os novos conteúdos e  tais conhecimentos prévios  que chegam com os alunos. Dessa forma, o autor enfatiza que:    
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      
      Segundo Paulo Freire (Pedagogia do Oprimido, 1994), “O que não  se  pode  realizar,  na  práxis  revolucionária,  é  a  divisão  absurda  entre  a práxis  de  liderança e  a  das massas oprimidas, de  forma  que,  a  destas,  se  restringisse  a  seguir  as  determinações  da  liderança”.  
De acordo com essa passagem, Freire enfatiza que:
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      De acordo com essa passagem, Freire enfatiza que:
      – “Os trabalhos de Vygotsky constituem uma rica fonte de ideias  para  reconciliar  o  estudo  das  experiências  culturais  com  o  desenvolvimento cognitivo.” (COLE apud FREITAS. O pensamento  de Vygotsky e Bakhtin no Brasil, 1984). 
Nesse sentido, podemos pensar numa inequívoca aproximação entre os pensamentos de Vygostsky e Bakhtin, em relação à prática pedagógica, na medida em que:
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      Nesse sentido, podemos pensar numa inequívoca aproximação entre os pensamentos de Vygostsky e Bakhtin, em relação à prática pedagógica, na medida em que:
