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        FGV - 2014 - TJ-GO - Analista Judiciário - Pedagogia
      
      
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      Apesar  do  crescimento  nacional  da  oferta  de  educação  a  distância,  essa  modalidade  de  ensino  tem  sido  alvo  de  fortes  críticas por parte de diversos profissionais da educação. Uma das  críticas mais  recorrentes  é  a  da  falta  de  condições materiais  e  estruturais  nas  redes  de  ensino  para  que  se  mantenha  uma  educação de qualidade.
Apesar dos protestos, essa modalidade de ensino tem sido desenvolvida por diversas políticas públicas por sua capacidade de levar a oferta das diferentes modalidades e níveis de ensino às pessoas em áreas isoladas e de difícil acesso. Nesse sentido, a educação a distância tem encontrado cada vez mais estímulos, sob a bandeira da democratização do ensino.
O Decreto nº 5.622 de 2005, que regulamenta o Art. 80 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96), é um exemplo dessa tendência, na medida em que institui:
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      Apesar dos protestos, essa modalidade de ensino tem sido desenvolvida por diversas políticas públicas por sua capacidade de levar a oferta das diferentes modalidades e níveis de ensino às pessoas em áreas isoladas e de difícil acesso. Nesse sentido, a educação a distância tem encontrado cada vez mais estímulos, sob a bandeira da democratização do ensino.
O Decreto nº 5.622 de 2005, que regulamenta o Art. 80 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96), é um exemplo dessa tendência, na medida em que institui:
      Demerval  Saviani  defende  a  instituição  de  uma  educação  revolucionária (nos termos gramscianos) que busque desenvolver  no indivíduo uma consciência filosófica.  
Em suas palavras:
“Passar do senso comum à consciência filosófica significa passar de uma concepção fragmentária, incoerente, desarticulada, implícita, degradada, mecânica, passiva e simplista a uma concepção unitária, coerente, articulada, explícita, original, intencional, ativa e cultivada.”
Por muitas vezes, o processo de ensino-aprendizagem nas escolas trabalha com uma concepção de conhecimento muito próxima à que o autor descreve como sendo tipicamente do senso comum.
Uma perspectiva pedagógica que se aproxima mais da proposta de educação de Saviani é:
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      Em suas palavras:
“Passar do senso comum à consciência filosófica significa passar de uma concepção fragmentária, incoerente, desarticulada, implícita, degradada, mecânica, passiva e simplista a uma concepção unitária, coerente, articulada, explícita, original, intencional, ativa e cultivada.”
Por muitas vezes, o processo de ensino-aprendizagem nas escolas trabalha com uma concepção de conhecimento muito próxima à que o autor descreve como sendo tipicamente do senso comum.
Uma perspectiva pedagógica que se aproxima mais da proposta de educação de Saviani é:
      Hoje em dia, não há dúvidas de que a educação escolar no Brasil  é vista como essencial e  indispensável. A própria Constituição da  República Federativa do Brasil (1988) elege a Educação como um  dos direitos do indivíduo, que é, ainda, enfatizado por outras leis  e políticas governamentais e de Estado. 
O surgimento de diversas modalidades de ensino durante o século XX é um exemplo de como a educação escolar vem se tornando cada vez mais acessível a todos.
A Educação de Jovens e Adultos é um exemplo claro desse fenômeno, na medida em que busca:
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      O surgimento de diversas modalidades de ensino durante o século XX é um exemplo de como a educação escolar vem se tornando cada vez mais acessível a todos.
A Educação de Jovens e Adultos é um exemplo claro desse fenômeno, na medida em que busca:
      Numa  perspectiva  crítica  sobre  o  fracasso  escolar  na  educação,  Patto destaca que “Na escola tudo conspira para que professores  e alunos vivam situações diárias de descontentamento”.  
Nesse sentido, um olhar acurado sobre o fenômeno em questão nos possibilita:
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      Nesse sentido, um olhar acurado sobre o fenômeno em questão nos possibilita:
      De  acordo  com MORIN  (2003),  em  relação  ao  desenvolvimento  do  saber,  “A  visão  mutiladora  e  unidimensional  paga-se  cruelmente nos  fenômenos humanos: a mutilação corta a carne,  deita sangue e espalha sofrimento”.  
O pensador francês, com isso, afirma o paradigma conhecido como o da:
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      O pensador francês, com isso, afirma o paradigma conhecido como o da:
