Questões da prova:
        FGV - 2014 - TJ-GO - Analista Judiciário - Pedagogia
      
      
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      O  processo  educativo  guarda  íntima  relação  com  os  processos  perceptivos de um indivíduo. De acordo com LÚRIA, “a percepção  depende de práticas humanas historicamente estabelecidas que  podem,  não  só  alterar  os  sistemas  de  codificação  usados  no  processamento da informação, mas também influenciar a decisão  de situar os objetos percebidos em categorias apropriadas.”  Sendo assim, o autor trata o processo perceptivo como similar ao  pensamento:    
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      
      Piaget  afirma  que  toda  desequilibração  constitui  condição  necessária da aprendizagem. Uma das  formas  fundamentais que  propiciaria tal fenômeno seria:    
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      Do ponto de vista psicológico, falar de aprendizagem significativa equivale a pôr o processo de construção de significados como elemento central do processo de ensino aprendizagem. 
Em termos piagetianos, podemos dizer que construímos significados integrando ou assimilando o novo material de aprendizagem aos esquemas que já possuímos de compreensão da realidade. O que empresta um significado ao material de aprendizagem é precisamente um dos elementos estruturais do Processo de Equilibração Majorante na Teoria Piagetiana. Trata-se da:
      Segundo  NÓVOA,  em  As  organizações  escolares  em  análise  (1992),  no  que  concerne  às  características  organizacionais  das  escolas, “o funcionamento de uma organização escolar é fruto de  um compromisso entre a estrutura formal e as interações que se  produzem  no  seu  seio,  nomeadamente  entre  grupos  com  interesses distintos”. Ainda segundo o autor, a Estrutura Social da  Escola constitui-se como uma das grandes áreas sobre as quais se  centram os estudos das organizações escolares.  
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      Um dos elementos constitutivos dessa área seria:
    
      PARO,  em  sua  obra  denominada  Administração  escolar:  introdução  crítica  (2012),  ao  discutir  a  especificidade  da  administração  escolar,  relata:  “...a  escola  assume  um  papel  efetivamente  revolucionário  à  medida  que  consiga  levar  as  massas  trabalhadoras a se apropriarem do saber historicamente  acumulado e a desenvolverem a  consciência  crítica da  realidade  em que se encontram.” 
Ainda segundo o autor, um dos principais impedimentos para que a escola consiga empreender o papel acima descrito seria:
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      Ainda segundo o autor, um dos principais impedimentos para que a escola consiga empreender o papel acima descrito seria:
