50 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 10
Questões por página:
Nos últimos anos, o ensino de História no Estado do Ceará passou por reformulações curriculares alinhadas à BNCC, buscando garantir uma formação crítica, plural e democrática. Esses referenciais orientam o trabalho pedagógico em municípios como Mauriti, reforçando a importância de práticas que valorizem a diversidade cultural, os movimentos históricos de populações afro-brasileiras e indígenas e as relações humanas no tempo e no espaço. Essas novas perspectivas favorecem que os estudantes compreendam sua territorialidade, sua corporeidade e as dimensões propositivas da sua identidade e inserção no meio, dialogando com realidades locais, regionais, nacionais e globais, e reconheçam as dinâmicas sociais como construções históricas atravessadas por disputas, resistências e transformações.
Considerando essas diretrizes e os princípios pedagógicos presentes no currículo estadual cearense, identifique a alternativa que expressa adequadamente uma competência específica do ensino de História no Ensino Fundamental:
Os documentos curriculares contemporâneos, incluindo o Projeto Político-Pedagógico elaborado pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Mauriti, Ceará, orientam valores e constroem currículos com premissa integrativa, percebendo a promoção da formação crítica, ética e cidadã, articulando diferentes linguagens, fontes e interpretações históricas. Essa concepção busca desenvolver a autonomia intelectual dos estudantes, estimulando-os a compreender a complexidade dos processos históricos e sua relação com o tempo presente.
Com base nessa perspectiva, leia as afirmativas e, em seguida, marque a alternativa correspondente:
I. Compreender a historicidade no tempo e no espaço, relacionando acontecimentos e processos de transformação e permanência das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais, constitui uma das competências previstas para o Ensino Fundamental.
II. A formulação de hipóteses, questionamentos e argumentos sobre documentos e situações históricas deve evitar o uso de linguagens diversas, priorizando apenas fontes escritas tradicionais como meio válido de pesquisa.
III. Uma das competências é reconhecer interpretações produzidas por diferentes sujeitos, culturas e povos em um mesmo contexto histórico, posicionando-se criticamente com base em princípios democráticos, inclusivos e sustentáveis.
IV. O uso de tecnologias digitais não faz parte das competências esperadas para o ensino de História, pois seu emprego interfere negativamente na análise rigorosa de fontes e processos históricos.
V. O ensino de História deve incentivar o estudante a relacionar acontecimentos do passado com questões contemporâneas, promovendo leitura crítica das permanências, rupturas e disputas sociais.
A organização curricular da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe que o ensino de História no Ensino Fundamental seja estruturado a partir de temas que favoreçam a compreensão crítica das transformações sociais, políticas, culturais e econômicas ao longo do tempo. No estudo do século XIX, os estudantes são orientados a analisar processos históricos que contribuíram para a conformação do mundo contemporâneo, como os movimentos de independência nas Américas, o nacionalismo, o imperialismo europeu e as diversas formas de resistência desses povos à dominação colonial.
Considerando a distribuição dos conteúdos históricos prevista na BNCC, o trecho acima refere-se ao componente curricular trabalhado no:
Considerando a função social do ensino de História e os princípios pedagógicos na atualidade, marque a alternativa cuja avaliação é mais adequada a essa prática:
No século XIX, diversos pensadores buscaram explicar os mecanismos que orientam as transformações históricas das sociedades. Entre eles, Karl Marx propôs uma interpretação que relaciona as formas de produção, as relações sociais e os conflitos de classe ao desenvolvimento histórico. Para Marx, as condições materiais da vida, especialmente as relações econômicas, constituem a base sobre a qual se estruturam instituições políticas, normas jurídicas, crenças religiosas e expressões culturais, influenciando as dinâmicas sociais e as mudanças históricas.
Com base nessa perspectiva teórica, marque a alternativa que melhor sintetiza o conceito de materialismo histórico: