Filtrar


Questões por página:
O biogeógrafo alemão Carl Troll entrou para a história da construção teórica da ciência geográfica ao introduzir no debate, em 1938, o conceito de:

“A paisagem não é a simples adição de elementos geográficos disparatados. É, em uma determinada porção do espaço, o resultado da combinação dinâmica, portanto instável, de elementos físicos, biológicos e antrópicos que, reagindo dialeticamente uns sobre os outros, fazem da paisagem um conjunto único e indissociável, em perpétua evolução” (Bertrand, Georges. Paisagem e Geografia física global. Esboço metodológico. Revista RA’EGA, Editora UFPR, Curitiba–PR, n°.8, p.141–152,2004).


O conceito de paisagem trazido pelo geógrafo Georges Bertrand encontra-se dentro do debate sobre o conceito de:

“Élisée Reclus considera que a constante tensão entre trabalhadores e patrões independentes do momento histórico, leva a possíveis "janelas" para transformações. Para ele, os trabalhadores, ao se colocarem em marcha para transformar sua realidade miserável, não se deixam enganar por infinitas ideologias e propagandas das classes dominantes, podendo assim ocorrer uma evolução social inclusive uma revolução. Na sua visão uma sociedade melhor e mais justa, só ocorre se ocorrer um progresso de evolução individual dos seus membros. Com Élisée Reclus a dialética, o Materialismo Histórico, começou a protagonizar os trabalhos sociais críticos” (Silva,2019, p.241). O ensino de geografia segundo Élisée Reclus. Disponível em https://publica.ciar.ufg.br/ebooks/eleb 2019/2 artigos/c001.html)


Tendo como fundamento o texto acima e os estudos sobre a História do Pensamento Geográfico, é possível afirmar corretamente que Élisée Reclus pode ser considerado o precursor da:

“O processo de transição do feudalismo para o capitalismo manifestou-se a nível continental na Europa. Porém, não de forma homogênea. Ao contrário, obedecendo a particularidades, em cada país onde se apresentou. Existiram, assim, vias singulares de desenvolvimento do capitalismo, que engendraram manifestações ímpares. A Geografia será filha de uma destas singularidades” (Moraes,2005, p.57. Geografia: pequena história crítica.)


O texto acima trata do contexto histórico de expansão das relações capitalistas de produção na Europa e ajuda a explicar o motivo pelo qual a geografia moderna “nasce” em determinado país europeu. Assinale a opção correta quanto a esse país:

A ciência geográfica moderna começa a dar os seus primeiros passos no século XVIII, através de reflexões no campo da filosofia e se consolida como campo do conhecimento relativamente independente no século XIX. Considerando a consolidação da ciência geográfica ao longo do século XIX, podem ser considerados os pais fundadores da geografia moderna: