Filtrar


Questões por página:
Entre 2,6 milhões de anos antes do presente e 11 mil anos antes do presente, a Terra passou por diversas e profundas mudanças climáticas, intercalando períodos de glaciação e interglaciação, com implicações em toda a biota terrestre e aquática. Ao longo desse tempo geológico (Pleistoceno), o fenômeno que mais predominou foi:

“[...] é definida pela diferença de temperatura entre a área central da cidade e o ambiente rural ou zonas periféricas com baixa densidade de construções. Além da distinção simples urbano–rural ou centro–periferia, é principalmente uma diferença de uso e ocupação do solo.” (Amorim et al.,2009, p.2. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/49130555).


O texto acima se refere, diretamente ao fenômeno da(s):


“Yi-Fu Tuan, [foi] um dos principais expoentes da Geografia Humanística [...] Suas contribuições à Geografia são diversas, e, em geral, humanizam as relações do homem com seu meio, superando obstáculos impostos pela Geografia durante grande parte do século XX, que pouco considerava o homem como um ser composto por instintos, fantasia e sonhos”. (Passini e Garbin,2011, p.163. Disponível em https://periodicos.uem.br>ojs>article>download. Grifo nosso).


Em 1974, o geógrafo sino-americano Yi-Fu Tuan utilizou o termo topofilia para se referir:

O geógrafo Ab’Saber estudava a paisagem a partir da compreensão dos processos fisiográficos e biológicos, além também de compreendê-la como um patrimônio coletivo fruto da ação humana ao longo do tempo. Nesse sentido, Ab’Saber concebia a paisagem:
O conceito de território pode ser compreendido, sobretudo, a partir do entendimento: