Filtrar


Questões por página:
“[...] é definida como um processo de degradação das terras que ocorre essencialmente nas áreas que se situam nas zonas áridas, semiáridas e subúmidas secas entendidas como ‘Todas, com exceção das polares e subpolares, nas quais a razão entre a precipitação anual e a evapotranspiração potencial está compreendida entre 0,05 e 0,65’. Tal processo resulta das variações climáticas e das atividades humanas. [...] no Brasil [...] compreendem 1.340.863 km², incluindo 1.488 municípios, localizados em dez estados da região semiárida do nordeste brasileiro, municípios no Norte de Minas Gerais e do Espírito Santo, onde o grau de conhecimento destes processos degradativos e sua extensão são ainda deficitários e necessitam de constantes atualizações” (INSA,2021).
O texto acima faz referência direta ao processo de:

“Já em relação à distribuição da população brasileira, o Censo 2022 trouxe uma importante constatação do crescimento das cidades médias. [...] e nos últimos 12 anos eles experimentaram um crescimento relativo que superou o das grandes cidades [...] e as capitais. ‘Esse é o fato novo do Censo’, declarou o presidente do IBGE, Cimar Azeredo Pereira, durante a entrevista que divulgou os principais resultados do levantamento.” (Jornal da UNESP,2023. Disponível em https://jornal.unesp.br/2023/07/07/expansaode-cidades-medias-e-destaque-no-censo-2022/).


De acordo com os parâmetros técnicos utilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma cidade média possui entre:

A figura a seguir faz diz respeito à(ao):


Imagem associada para resolução da questão

Fonte: IPECE

“A discussão [...] começou a ser difundida exponencialmente no mundo contemporâneo sobretudo a partir das Grandes Guerras Mundiais. As transformações das estratégias políticas nessa época foram fundamentais para redesenhar o quadro de forças entre as potências, sobretudo na Europa. No entanto, a compreensão [...] não está associada apenas a uma dimensão espacial, mas a uma conjugação do território com a disputa de poder. [...] é necessário identificar os componentes políticos que o compõem, levando em consideração as especificidades de tempo e espaço, ou seja, quando se produz tal política e qual o seu lugar.” (Amusquivar e Passos, 2018, p.19. Disponível em https://rbed.abedef.org/rbed/article/download)


O texto acima diz respeito, de forma direta, à:

“Um dos principais vetores de crescimento do agronegócio brasileiro nos últimos anos é a chamada região de Matopiba, que engloba parcialmente os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Como pode-se notar, Matopiba é o acrônimo criado a partir das iniciais destes estados. A delimitação desta área foi realizada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), formalizada através do decreto 8.477 de maio de 2015 da Presidência da República.” (Matopiba, s/d. Disponível em https://apsmrr.ensp.fiocruz.br/matopiba/).


Mesmo com a ocorrência de outros cultivos, na área de Matopiba existe uma maior produção de: