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O movimento é uma dimensão fundamental no estudo da dança e abrange ações diversas, como caminhar, pular e girar, além de técnicas e estilos variados. Sobre os princípios do movimento codificados por Rudolf Laban, analise as afirmativas a seguir.

I. Laban identificou os fatores Fluência, Espaço, Peso e Tempo como elementos fundamentais para a análise de qualquer movimento ou gesto. I
I. Segundo Laban, os movimentos relacionados à dança são os únicos que podem ser analisados por meio dos fatores do movimento.
III. A abordagem de Laban reconhece que todas as pessoas possuem características únicas ao lidar com os fatores de movimento, como espaço e tempo.

Está correto o que se afirma em:
A Educação Física escolar, especialmente nas décadas de 1970,1980 e 1990, foi amplamente influenciada pela visão esportivista, que marcou profundamente as práticas pedagógicas da área. Sobre a influência dessa perspectiva na Educação Física escolar, assinale a alternativa correta.
O sistema nervoso simpático, por meio da estimulação de receptores α ou β-adrenérgicos, regula diversas funções corporais em situações de alerta ou estresse. Assinale a alternativa que descreve corretamente um efeito típico dessa estimulação.
Com base no artigo A ressignificação do corpo pela Educação Física Escolar, face ao estereótipo construído na contemporaneidade, de Gonçalves e Azevedo, avalie as seguintes afirmações sobre a Educação Física e o corpo no contexto escolar.

I. A Educação Física deve se limitar a reproduzir práticas tradicionais, valorizando a visão do corpo como instrumento de rendimento físico e atlético.
II. O corpo, enquanto fenômeno social, cultural e biológico, é influenciado pela tecnologia e pelos discursos sociais que reforçam estereótipos e práticas de controle.
III - A Educação Física escolar deve contribuir para a formação crítica do aluno, promovendo a conscientização, o respeito às diferenças e a valorização do corpo como elemento de identidade.

Está correto o que se afirma em:
Sobre "O conhecimento no currículo escolar: o conteúdo dança em aulas de Educação Física na perspectiva crítica" por Lívia Tenorio Brasileiro, analise as afirmativas a seguir.

I. Sobre a Conjuntura social e hegemonia neoliberal na educação pública, o texto aborda como a escola, situada dentro das políticas educacionais públicas, está influenciada pela hegemonia neoliberal. Esse modelo reduz o papel do Estado em políticas sociais, privilegiando a concentração de poder e recursos no capital, enquanto limita a proteção social e o trabalho. O conceito de "Estado mini-max", conforme SADER (1999), destaca a necessidade de um Estado democrático que priorize a inclusão social e garanta os direitos básicos de cidadania.
II. Sobre Crise educacional sob o viés neoliberal, o texto cita GENTILI (1996) que argumenta que a crise educacional é redefinida pelo neoliberalismo como um problema de gestão, centrado na falta de eficiência e produtividade dos sistemas educacionais. Essa perspectiva desvia o foco da universalização do acesso à educação para uma abordagem gerencial, adotando práticas e conceitos empresariais. A qualidade total e a empregabilidade tornam-se os principais indicadores, com estratégias muitas vezes importadas de organismos internacionais como o Banco Mundial.
III. Sobre a educação Física e dança como conhecimento no currículo escolar, no contexto concreto da escola pública, o texto reflete sobre a formação e o currículo, articulando esses elementos à prática da Educação Física e ao conteúdo de dança como conhecimento reconhecido. Essa abordagem destaca a importância de integrar disciplinas e práticas que promovam uma formação mais ampla e que valorizem o conteúdo cultural e social, em oposição à lógica reducionista de empregabilidade.

Está correto o que se afirma em: