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“Na visão dos europeus, a riqueza material não estava dissociada da religiosidade cristã. O ‘outro mundo’ abrigava ao mesmo tempo o paraíso terrestre e fontes inesgotáveis de riqueza. Era, em resumo, um lugar de sonho, em que o europeu medieval depositava seus desejos e fantasias, para compensar as misérias e doenças de seu próprio mundo.”
De acordo com a afirmativa e a imagem anteriores, assinale a afirmativa correta.
Trecho I
“No século XVIII, filósofos iluministas e enciclopedistas se levantaram através de escritos contra as ideias da época, principalmente contra o absolutismo. O Estado, tão presente durante o Mercantilismo, deveria se afastar. Sua função seria: defender a propriedade privada e vigiar o cumprimento de contratos. A natureza seria o melhor guia do homem. Alguns deles defendiam, entre outras coisas, que Deus (a Providência) dispôs as coisas de tal forma que, se as pessoas forem deixadas livres para alcançar seus sonhos, eles vão naturalmente agir favorecendo o melhor para a sociedade. Independente de terem ou não a intenção, as pessoas ajudam umas às outras, no intuito de auxiliar a si mesmas. Segundo esse pensamento, até mesmo os mais gananciosos levam, frequentemente, aos mais favoráveis resultados para todos. Considera-se este o trabalho da ‘mão invisível’ da Providência.”
(Disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/37072/adam-smith.)
Trecho II
“Esse processo remonta a dois momentos diversos: 1) à virada do século XIX para o século XX e 2) ao período dos anos 1980 e 1990. Nele acentuam duas grandes exigências gerais e complementares: privatizar empresas estatais e serviços públicos, por um lado; por outro, ‘desregulamentar’, ou antes, criar novas regulamentações, um novo quadro legal que diminua a interferência dos poderes públicos sobre os empreendimentos privados. O Estado deveria transferir ao setor privado as atividades produtivas em que indevidamente se metera e deixar a cargo da disciplina do mercado as atividades regulatórias que em vão tentara estabelecer.”
(Disponível em: https://reginaldomoraes.files.wordpress.com/2016/01.)
Os trechos anteriormente citados tematizam dois processos econômicos distintos, mas ao mesmo tempo complementares. Referem-se respectivamente:
O conhecimento humano é uma das principais ferramentas que o homem utiliza para a obtenção de meios para sua sobrevivência e interação com o seus semelhantes. Tendo em vista a gravura e a importância do conhecimento humano na construção da história e da historiografia, assinale a afirmativa correta.
“Escrava Anastácia (Pompeu,12 de Maio de 1740 – data e local de morte incertos) é uma personalidade religiosa de devoção popular brasileira, adorada informalmente pela realização de supostos milagres. A própria existência da Escrava Anastácia é colocada em dúvida pelos estudiosos do assunto, já que não existem provas materiais da mesma. O seu culto foi iniciado em 1968, quando numa exposição da Igreja do Rosário do Rio de Janeiro em homenagem aos 90 anos da Abolição, foi exposto um desenho de Étienne Victor Arago representando uma escrava do século XVIII que usava máscara de ferro (método empregado nas minas de ouro para impedir que os escravos engolissem o metal).”
(Disponível em: http://www.centroanastacia.com/index.php/quem-somos/escrava-anastacia.)
“Para que a escola seja inclusiva é necessário o atendimento das pessoas com necessidades especiais, levantando suas limitações, mas principalmente descobrindo suas potencialidades.”
(Disponível em: www.mundoJovem.com.br. Julho,2016.)
Em relação à inclusão nas escolas brasileiras é correto afirmar que: