Filtrar


Questões por página:
Questão Anulada
Diante de um escolar em Estado de Mal Epilético refratário, qual das medicações abaixo NÃO faz parte do arsenal terapêutico desse momento crítico?
Gestante, primigesta, deu entrada na maternidade em início de trabalho de parto, com relato de ter começado tratamento para tuberculose pulmonar há 4 dias. BAAR de escarro positivo na admissão. O recém-nascido nasceu bem, e foi afastada tuberculose congênita.
Nessa situação, qual a melhor orientação a respeito da amamentação?
Assinale a alternativa em que o (s) sinal (is) clínico (s) não se correlaciona (m) com a possível etiologia da Hipertensão Arterial Secundária na infância/ adolescência.
Você está na enfermaria de pediatria e avalia um adolescente,16 anos, com febre reumática apresentando sopro sistólico ++/6+ em foco mitral. FC=104bpm. Tem também dor e edema em joelho direito e no punho direito. Os resultados dos exames coletados no dia anterior são: PCR= 5mg/dL, VHS=38mm/h, ASO=1200 U Todd/ml. ECO feito hoje: refluxo com discreto espessamento de valva mitral. Demais valvas não apresentam alterações. São visibilizados também sinais de discreta pericardite, sem derrame pericárdico.
Se não tiver recidiva, até que idade o paciente acima fará profilaxia secundária?
Criança de 8 meses, sexo masculino, com histórico de desenvolvimento neuropsicomotor normal até o 6º mês de vida, quando iniciou episódios de flexão abrupta do tronco e membros superiores, acompanhados de choro e rigidez. Os episódios, que ocorrem em séries, são seguidos por períodos de apneia e duram de 5 a 10 segundos. No exame físico, observa-se atraso no desenvolvimento psicomotor e sinais de irritabilidade. O eletroencefalograma revela ondas lentas de amplitude elevada a muito elevada, mescladas à atividade epileptiforme, variando em amplitude, duração, morfologia e localização.
Diante da principal suspeita clínica, assinale a alternativa CORRETA.