Filtrar


Questões por página:
De acordo com o consenso brasileiro para o diagnóstico e tratamento de encefalites autoimunes, publicado em 2024, para a possibilidade de quadros neurológicos com sintomas psiquiátricos de início subagudo preencherem critérios para alguma encefalite autoimune apenas em adultos pode ser necessário pelo menos um exame complementar. Qual dos quadros clínicos abaixo em crianças previamente hígidas já indicaria uma alta possibilidade de uma encefalite autoimune?
Paciente que chega à urgência, com quadro de grave desidratação e sinais de delirium hipoativo na presença de hiponatremia, evolui após correção do distúrbio hidroeletrolítico com melhora rápida da encefalopatia, seguida por tetraparesia. Os achados de imagem são compatíveis com a síndrome de desmielinização osmótica.
Nos contextos abaixo, a correção rápida do sódio está mais frequentemente associada com essa condição, EXCETO:
As doenças associadas às síndromes demenciais podem ser divididas de acordo com o maior acometimento cortical ou subcortical, especialmente nas fases iniciais a intermediárias do processo patológico. A doença de Alzheimer apresenta predominantemente características de comprometimento cortical.
Qual dos achados abaixo NÃO é comum nas demências subcorticais nas fases iniciais?
Os distúrbios dos canais iônicos são habitualmente genéticos e podem estar relacionados a diversas doenças neurológicas. Os genes CACNA codificam subunidades alfa de canais de cálcio dependentes de voltagem essenciais para a excitabilidade neuronal, transmissão sináptica e contração muscular. As disfunções dos canais de cálcio relacionadas a distúrbios de expressão ou funcionalidade dos produtos desse grupo de genes são responsáveis pelo aparecimento de certos distúrbios neurológicos, EXCETO:
Paciente que se apresenta com deficiência intelectual, epilepsia de difícil controle e mancha “vinho do Porto” relacionada ao ramo oftálmico do nervo trigêmeo, deve apresentar os seguintes achados na imagem craniana, EXCETO: