Filtrar


Questões por página:
João, farmacêutico municipal, está analisando opções de tratamento para um paciente com diagnóstico recente de epilepsia, manifestada a partir de crises tônico-clônicas e, em outros momentos, através de crises de ausência. Qual dos seguintes anticonvulsivantes é mais recomendado para tratar uma ampla gama de tipos de crises desse paciente e é conhecido por ter um perfil de efeitos colaterais relativamente favorável?
No tratamento de crises de pânico, um farmacêutico municipal deve estar ciente das características específicas dos ansiolíticos utilizados. Qual dos seguintes medicamentos é apropriado para o tratamento imediato de uma crise de pânico devido ao seu rápido início de ação?

Analise as seguintes afirmativas sobre antianginosos e indique quais estão corretas:


I. A nitroglicerina, ao ser metabolizada, libera óxido nítrico que atua na dilatação venosa, reduzindo a pré-carga e o trabalho cardíaco.


II. Beta-bloqueadores, como o propranolol, aumentam a frequência cardíaca e a contratilidade, sendo ideais para tratamento imediato de angina instável.


III. A ranolazina é um antianginoso que reduz o consumo de oxigênio do miocárdio ao diminuir o influxo de sódio e cálcio nas células cardíacas.


IV. Os bloqueadores dos canais de cálcio, como o verapamil, são utilizados na angina por aumentarem a resistência vascular periférica, elevando a pós-carga.


V. Ivabradina é indicada para pacientes com angina que não respondem adequadamente a beta-bloqueadores, atuando exclusivamente na redução da frequência cardíaca.

Qual das seguintes afirmações sobre o uso de anestésicos gerais na indução e manutenção anestésica é correta?
Qual dos seguintes fármacos é mais apropriado para aliviar sua congestão nasal através da ativação dos receptores alfa-adrenérgicos?