Filtrar


Questões por página:
A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), configura-se como um marco estratégico nas ações do Estado brasileiro voltadas à consolidação do direito humano à alimentação adequada e à saúde. No que diz respeito a Política Nacional de Alimentação e Nutrição − PNAN, assinale a alterativa CORRETA.
Uma Unidade de Alimentação e Nutrição observou aumento progressivo nos custos de produção das refeições, sem alteração significativa no número de comensais atendidos. A nutricionista responsável analisou o consumo per capita, os registros de sobras e o índice de perdas no armazenamento. Considerando esse contexto, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas.
(__) Capacitar a equipe para seguir boas práticas de manuseio e realizar inspeções regulares são medidas essenciais para evitar desperdícios.
(__) Um controle de estoque eficiente contribui para minimizar esses problemas e aumentar a lucratividade.
(__) Adotar práticas eficientes é dispensável para otimizar o controle de estoque no varejo alimentício.

Assinale a alternativa com a sequência CORRETA.
Conforme estabelecido na Lei nº 11.346 de 2006, a segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis.

No que se refere a Segurança Alimentar e Nutricional, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas.

(__) A alimentação adequada é direito fundamental do ser humano, inerente à dignidade da pessoa humana e indispensável à realização dos direitos consagrados na Constituição Federal, devendo o poder público adotar as políticas e ações que se façam necessárias para promover e garantir a segurança alimentar e nutricional da população.
(__) O poder público possui liberdade para decidir se adota ou não políticas e ações voltadas à segurança alimentar e nutricional, sem obrigação de garantir mecanismos de promoção ou fiscalização.
(__) A consecução do direito humano à alimentação adequada e da segurança alimentar e nutricional requer o respeito à soberania, que confere aos países a primazia de suas decisões sobre a produção e o consumo de alimentos.

Assinale a alternativa com a sequência CORRETA.
Nas últimas décadas, o avanço científico e tecnológico na área da nutrição permitiu compreender que o alimento não atua apenas como fonte de energia e nutrientes, mas também como modulador de processos fisiológicos e preventivo de doenças. Essa abordagem, conhecida como nutrição funcional, valoriza compostos bioativos capazes de promover saúde e reduzir o risco de enfermidades crônicas. Nesse contexto, o conceito de alimento funcional ultrapassa a ideia tradicional de fonte de nutrientes, relacionando-se à promoção da saúde e à prevenção de doenças crônicas.
Fonte: PHILIPPI, Sonia Tucunduva. Nutrição clínica: estudos de casos comentados. Barueri: Manole,2014.

No que se refere as propriedades dos alimentos funcionais, assinale a alternativa CORRETA:
Durante o puerpério, o aleitamento materno exclusivo configura-se como uma das estratégias mais eficazes para a promoção da saúde infantil e materna, sendo recomendado até os seis primeiros meses de vida. O processo de lactação envolve uma complexa interação de mecanismos neuroendócrinos que asseguram tanto a produção quanto a ejeção do leite materno. A liberação dos hormônios responsáveis por essas funções é desencadeada por estímulos fisiológicos e é fortemente influenciada pelas condições emocionais e nutricionais da lactante.

Com base nesse contexto, analise as afirmativas a seguir.

I. A ocitocina da pituitária posterior estimula as células mioepiteliais da glândula mamaria a se contraírem, provocando o movimento do leite por meio dos ductos e seios lácteos, um processo referido como descida.
II. A ocitocina pode ser liberada por estímulos visuais, táteis, olfativos e auditivos, e até mesmo quando a mãe pensa na criança.
III. A secreção de ocitocina também pode ser inibida por dor, estresse emocional e físico, fadiga e ansiedade.

É CORRETO o que se afirma em: