Filtrar


Questões por página:
Recentemente, tem-se buscado fontes alternativas de células-tronco hematopoiéticas (CTH) para utilização em transplantes, a partir do sangue de cordão umbilical e placentário (SCUP), sendo, frequentemente, a coleta deste material responsabilidade do enfermeiro. Com isso, considere os itens a seguir.
I. O papel do enfermeiro neste processo consiste na seleção de doadoras, na coleta de SCUP e na consulta de enfermagem de seguimento com as doadoras e seus bebês. II. O enfermeiro capacitado e habilitado por Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário de referência tem sua atuação na coleta de SCUP reconhecida. III. A atuação do enfermeiro na coleta de SCUP ainda carece de normatização pelo Conselho Federal de Enfermagem. IV. A terapia com CTH é uma especialidade que demanda alta complexidade assistencial e funcional por parte do profissional de saúde, por isso o papel da enfermagem neste processo é permitido somente para profissionais especializados na área.
A partir das sentenças expostas, assinale a alternativa que apresenta somente os itens corretos.
Na Parada Cardiorrespiratória (PCR) com ritmo de assistolia ao monitor cardíaco, deve-se realizar rapidamente (em menos de 10 segundos) o protocolo da linha reta para confirmar assistolia e descartar uma fibrilação ventricular fina. Se a assistolia for confirmada, inicia-se imediatamente a ressuscitação cardiopulmonar (RCP), começando por
O objetivo primário no tratamento deste tipo de choque consiste em melhorar a função miocárdica. As arritmias devem ser tratadas prontamente. É necessário ser cauteloso ao iniciar volume e a dobutamina pode ser usada. Esse tratamento refere-se a qual tipo de choque?

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).


Faz parte dos componentes que constituem a Rede de Atenção às Urgências:

I. Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h) e o conjunto de serviços de urgência 24 horas.

II. Promoção, Prevenção e Vigilância à Saúde.

III. Central de Regulação de Leitos Hospitalares.

IV. Sala de Estabilização.

O SAMU é o componente da rede de atenção às urgências e emergências que objetiva ordenar o fluxo assistencial e disponibilizar atendimento precoce e transporte adequado, rápido e resolutivo às vítimas de agravos à saúde. Para isso, a unidade móvel referente ao veículo de intervenção rápida (VIR) deve ser tripulada no mínimo por