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Para os autores citados no Texto 04, a escola estará desenvolvendo seu papel em relação à leitura, se – dentre outras coisas – não deixar de tratar:

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) ou Lei nº 9.394/1996, é o fio condutor do ordenamento jurídico nacional na área da educação escolar. Considerada a mais importante lei que versa sobre os princípios, diretrizes, estrutura e organização do ensino infantil ao ensino superior, assegurando, dessa forma, o direito social à educação para estudantes brasileiros. Em suas premissas, prevê para o ensino fundamental objetivos a formação básica do cidadão, mediante alguns princípios essenciais.


Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/ha ndle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_1ed. pdf. Acesso em: 26 nov.2023.



A partir das informações apresentadas e na conformidade com os dispositivos legais no que versa a LDB, na Seção III – Do Ensino Fundamental em seu artigo 32, no que trata sobre os objetivos, avalie as afirmações a seguir.


I. O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.


II. A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.


III. Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive.


IV. O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.


V. O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.



É CORRETO apenas o que se afirma em:

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), lei sancionado em 13 de julho de 1990, constitui o principal documento normativo do Brasil sobre os direitos da criança e do adolescente. Em contínua evolução, o ECA vem sempre sendo discutido e atualizado para cumprir, cada vez e com melhor eficiência o que prevê em seu conjunto de leis e normas à “proteção integral” de todas as crianças e adolescentes brasileiras.


Disponível em: https://cedecarj.org.br/wpcontent/uploads/20 23/05/ECA2023_VersaoSite.pdf. Acesso em: 26 nov.2023.



Considerando as premissas contidas no capítulo IV que versa sobre o Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer, em seus artigos 53 a 59 e seus parágrafos, e os direitos fundamentais que o ECA assegura para a criança e ao adolescente, avalie as afirmações a seguir.



I. Direito de organização e participação em entidades estudantis.


II. Acesso às diversões e espetáculos públicos classificados como adequados à sua faixa etária.


III. Acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica.


IV. Acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um.


V. Atendimento no ensino fundamental, através de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.



É CORRETO apenas o que se afirma em:

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento plural e contemporâneo que foi construído para nortear a elaboração dos currículos escolares no Brasil, definindo com transparência os conhecimentos essenciais e indispensáveis para cada etapa da Educação Básica. Isto supõe, que a BNCC e currículos se identificam na comunhão de princípios e valores, reconhecem o compromisso educacional com a formação e o desenvolvimento humano global do aluno, ao tempo em que, têm papéis complementares com o objetivo de assegurar as aprendizagens essenciais, uma vez que tais aprendizagens só se concretizaram mediante um conjunto de decisões que caracterizaram o currículo em ação.
Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images /BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 26 nov.2023.(adaptado)

Tendo como referência o texto apresentado quanto ao conjunto de decisões que caracterizam o currículo em ação e, que vão adequar as proposições da BNCC à realidade local, avalie as afirmações a seguir.

I. Decidir sobre formas de organização interdisciplinar dos componentes curriculares e fortalecer a competência pedagógica das equipes escolares para adotar estratégias mais dinâmicas, interativas e colaborativas em relação à gestão do ensino e da aprendizagem.

II. Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os alunos nas aprendizagens.

III. Construir e aplicar procedimentos de avaliação formativa de processo ou de resultado que levem em conta os contextos e as condições de aprendizagem, tomando tais registros como referência para melhorar o desempenho da escola, dos professores e dos alunos.

IV. Selecionar, produzir, aplicar e avaliar recursos didáticos e tecnológicos para apoiar o processo de ensinar e aprender.

V. Manter processos contínuos de aprendizagem sobre gestão pedagógica e curricular para os demais educadores, no âmbito das escolas e sistemas de ensino.

É CORRETO o que se afirma em:
Refletir e discutir sobre os conceitos, princípios e importância das metodologias ativas e sua correlação com o ensino e aprendizagem, através de um olhar crítico e reflexivo diante dos paradigmas educacionais vigentes em nossa sociedade vem fecundando aprimoramentos, na perspectiva de atingir o ápice de uma pedagogia idealizada, inovadora, formativa e emancipatória. Configura-se, a partir disso, a intencionalidade educativa e as estratégicas pedagógicas que priorizaram o aluno como centro do processo de ensino e aprendizagem, como atuante e protagonista da sua experiência educativa com o propósito de gerar um cenário de ensino e aprendizagem significativo, eficiente e eficaz.

SEFTON, Ana Paula, GALINI, Marcos Evandro. Metodologias ativas: desenvolvendo aulas ativas para uma aprendizagem significativa. Freitas Bastos Editora.2022. (adaptado).

No que tange o significado, sentido e possibilidades de desenvolvimento da prática pedagógica por meio das metodologias ativas, avalie as afirmações a seguir.

I. Do ponto de vista conceitual metodologias ativas estão diretamente ligadas a um campo de estudo sobre as práticas educacionais no que lhe concerne aos paradigmas educacionais.

II. As metodologias ativas estão embasadas em algumas premissas para um fazer docente que ative e promova a aprendizagem significativa, entre elas: as múltiplas inteligências e competências, pensamento crítico e visão sistêmica e escuta ativa e comunicação não violenta.

III. A aplicabilidade das metodologias ativas na prática pedagógica deve vir conjugada com alguns pontos fundamentais como: teoria/prática, reflexão/ação, bem como fomentar a experimentação, resolução de problemas, propostas significativas e interação com os conhecimentos prévios.

IV. Como estratégias de ensino, as metodologias ativas intensificam o processo de construção do conhecimento pelo aluno, a mediação do processo, o papel do professor como ativador do desenvolvimento do aluno e como um incentivador à autonomia, ao pensamento crítico, à inteligência socioemocional, ao estímulo ao diálogo e a atuação coletiva.

V. O trabalho docente quando centrado nas metodologias ativas, concentra o ato de avaliar o processo de desenvolvimento do aluno ou o coletivo de forma padronizada, focada no resultado.

É CORRETO apenas o que se afirma em: