Filtrar


Questões por página:

Segundo José Armando Valente (2018), a abordagem de sala de aula invertida não deve ser novidade para professores de algumas disciplinas, nomeadamente no âmbito das ciências humanas. Embora privilegie as humanas, não descarta as demais áreas do conhecimento. Atualmente, em tempos de pandemia e distanciamento social, essa metodologia tem se tornado recorrente no ensino remoto por meio das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs).


Com base nas informações acima e no entendimento do autor na obra referenciada, na metodologia de sala de aula invertida, o aluno deve estudar prioritariamente

Leia o texto a seguir, completando as lacunas.


A formação docente é um tema amplamente discutido pela literatura educacional e suscita inúmeros debates. Em uma perspectiva libertadora, Paulo Freire (2004) alerta que a formação docente ocorre em um processo oposto à repetição mecânica de gestos, mas em um processo vivo em que estão envolvidos sentimentos e emoções que oscilam conforme ocorrem inseguranças e superações. Além disso, observa que a criticidade deve estar presente em um processo verdadeiramente formativo e, para isso, deve-se buscar a promoção da curiosidade _____________ à curiosidade ____________.


As palavras que completam, correta e respectivamente, as lacunas do texto são:

Leia o texto a seguir, completando as lacunas.


Wagner Rezende, no livro “Currículo e Docência” (2019), organizado por Silas Borges Monteiro e Polyana Olini, quando trata da defesa da docência, a partir da formação docente, reconhece a necessidade da valorização docente para melhorar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem. Em suas conclusões, tece críticas ao sistema educacional brasileiro e afirma que não destinar críticas à qualificação do professor é uma ação de ____________, mas não de ___________ real do profissional.


As palavras que completam, correta e respectivamente, as lacunas do texto são:

A avaliação educacional ocorre em vários níveis e instâncias, do local ao global e da avaliação da aprendizagem aos sistemas de ensino (SAEB e SINAES, no Brasil), bem como em nível mundial (PISA, p.ex.). A avaliação institucional, de iguais características, ocorre no entorno de uma instituição de ensino fazendo uso de vários instrumentos e analisando-a em todas as suas instâncias ou dimensões. Segundo Fernandes & Freitas (2007), a avaliação institucional é uma

Leia o texto a seguir, completando a lacuna.


Segundo Nilma Gomes (2007), no livro “Indagações sobre currículo: diversidade e currículo”, “A diversidade é muito mais do que o conjunto das diferenças. Ao entrarmos nesse campo, estamos lidando com a construção histórica, social e cultural das diferenças a qual está ligada às relações de poder, aos processos de colonização e dominação. Portanto, ao falarmos sobre a diversidade (biológica e cultural) não podemos desconsiderar a construção das identidades, o contexto das desigualdades e das lutas sociais”.

Ainda segundo a autora, “a diversidade indaga [questiona] o currículo, a escola, as suas lógicas, a sua organização espacial e temporal”. Assim, entendendo a educação como um direito social, pode-se dizer que “assumir a diversidade na construção de um currículo é posicionar-se __________________________________ diversas formas de dominação, exclusão e discriminação”.


O segmento que completa corretamente a lacuna com a ideia defendida pela autora é: