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Questões por página:

Acerca dos conteúdos estruturantes da disciplina de Ensino Religioso, relacione as colunas e assinale a alternativa correta.


1. Refere-se à materialidade fenomênica do Sagrado, a qual é apreendida através dos sentidos.

2. Refere-se à apreensão conceitual através da razão, pela qual concebe-se o Sagrado pelos seus predicados e reconhece-se a sua lógica simbólica.

3. Refere-se à tradição e à natureza do Sagrado enquanto fenômeno.


( ) Paisagem religiosa.

( ) Universo simbólico religioso.

( ) Texto sagrado.

Alguns pensadores modernos reivindicam a humanização e a racionalização do Sagrado pelo próprio homem. Nesse sentido, relacione as seguintes ideias aos seus respectivos autores e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


I. Sustenta que a emancipação humana se daria pela supressão da religião, entendida por ele como fator preponderante no processo da alienação humana. Segundo esse pensador, o homem cria a representação da perfeição em um ser Absoluto – Deus −, precisamente porque deseja a perfeição absoluta, mas tem consciência de que não poderá atingi-la. Assim, Deus passa a ser a única possibilidade de realização dos seus sonhos de perfeição inatingíveis.

II. Atribui à filosofia um papel de crítica ao Estado não democrático e à religião, os quais, segundo a sua concepção, são fontes da alienação. Argumenta também que a emancipação humana não se daria por meio da simples supressão da religião, mas pela consciência intelectual e política que passa pela superação do individualismo egoísta e pela conquista da cidadania, de membro ativo de uma comunidade.

III. Busca demonstrar a relação de mútua influência existente entre o sistema de crença e o sistema econômico, com desdobramentos no âmbito da estratificação social. Trabalha com a possibilidade de que a conduta religiosa influencia na transformação econômica das diversas sociedades.

Religião e conhecimento religioso são patrimônios da humanidade, pois constituíram-se historicamente na inter-relação dos aspectos culturais, sociais, econômicos e políticos. Em virtude disso, a disciplina de Ensino Religioso deve orientar-se para a apropriação dos saberes sobre as expressões e organizações religiosas das diversas culturas na sua relação com outros campos do conhecimento. Nesse sentido, assinale a alternativa INCORRETA.
Em janeiro deste ano de 2025, o Senado Federal aprovou a Lei 15.100/2025 sobre o uso de aparelhos eletrônicos e celulares pessoais pelos estudantes da educação básica das redes de ensino e estabelecimentos públicos e privados. Do que se trata esta lei?
Uma professora do 8º ano precisa redesenhar um ambiente de aprendizagem para uma sequência sobre “água e saneamento”. A turma é heterogênea: há estudantes com baixa visão, dois com dificuldades de leitura fluente e grande variação de repertório digital.

A escola dispõe de:

I. laboratório com 12 computadores;
II. tablets compartilhados;
III. kits simples de laboratório (filtros de papel, areia, carvão);
IV. quadro branco;
V. acesso instável à internet.

O objetivo é que os estudantes expliquem, com evidências, como diferentes métodos de filtração impactam a qualidade da água e comuniquem resultados a públicos diversos (comunidade escolar e famílias). Qual proposta integra ambiente e recursos instrucionais, considerando alinhamento pedagógico, carga cognitiva, acessibilidade/UDL e validade da avaliação?
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