Questões de Concurso
Filtrar
15.533 Questões de concurso encontradas
Página 307 de 3.107
Questões por página:
Questões por página:
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define, entre as competências a serem desenvolvidas com os estudantes da educação básica, uma específica que trata das tecnologias digitais da informação e comunicação. O texto diz o seguinte: " ____, utilizar e ____ tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva". Assim, é fundamental desenvolver experiências para e com os estudantes para o uso das tecnologias de informação e comunicação nos processos de aprendizagem.
Assinale a alternativa que correta e respectivamente preenche as lacunas do excerto da BNCC:
Assinale a alternativa que correta e respectivamente preenche as lacunas do excerto da BNCC:
No processo de ensino e aprendizagem, destacam-se os objetos digitais de aprendizagem (ODAs) definidos por Tarouco et al. (2014, p.14) como "qualquer recurso, suplementar ao processo de aprendizagem, que pode ser reusado para apoiar a aprendizagem, termo geralmente aplicado a materiais educacionais projetados e construídos". Em relação às suas características, os objetos digitais de aprendizagem:
I.Devem possibilitar o reuso em diferentes contextos de aprendizagem. Portanto, é recomendável que sejam editáveis.
lI.São granulares, indo desde um recurso básico, como um filme (granularidade fina), até um recurso amplo e completo (granularidade grande), como um curso.
IlI.Devem ser produzidos pelo professor e disponibilizados aos estudantes.
É correto o que se afirma em:
I.Devem possibilitar o reuso em diferentes contextos de aprendizagem. Portanto, é recomendável que sejam editáveis.
lI.São granulares, indo desde um recurso básico, como um filme (granularidade fina), até um recurso amplo e completo (granularidade grande), como um curso.
IlI.Devem ser produzidos pelo professor e disponibilizados aos estudantes.
É correto o que se afirma em:
Por muitos anos, na história da humanidade, a produção de conteúdos foi um ofício solitário de elaboração e reelaboração em ferramentas analógicas simples fortemente baseados na escrita. O surgimento e a evolução das tecnologias digitais têm transformado essa ação em algo cada vez mais colaborativo e conectado. As plataformas digitais proporcionam novas formas de interação, compartilhamento e desenvolvimento de ideias e produções. Considerando esse contexto, podemos destacar os seguintes tipos de plataforma de colaboração e comunicação e suas características:
I.Redes sociais: Plataformas como Facebook, Twitter, lnstagram e Linkedln permitem que produtores de conteúdo interajam com seus seguidores, compartilhem seus trabalhos e construam sua marca pessoal.
lI.Plataformas de publicação: Plataformas como Wattpad e Medium permitem que autores publiquem seus trabalhos de forma independente e alcancem um público global.
IlI.Ferramentas de colaboração: Plataformas como Google Does e Canva facilitam a colaboração em projetos de produção de conteúdos, permitindo que vários autores trabalhem simultaneamente em um mesmo documento.
IV.Plataformas de crowdfunding: Plataformas como Kickstarter e Catarse permitem que produtores de conteúdo financiem seus projetos, oferecendo recompensas aos apoiadores.
Com base nisso, é correto afirmar que:
I.Redes sociais: Plataformas como Facebook, Twitter, lnstagram e Linkedln permitem que produtores de conteúdo interajam com seus seguidores, compartilhem seus trabalhos e construam sua marca pessoal.
lI.Plataformas de publicação: Plataformas como Wattpad e Medium permitem que autores publiquem seus trabalhos de forma independente e alcancem um público global.
IlI.Ferramentas de colaboração: Plataformas como Google Does e Canva facilitam a colaboração em projetos de produção de conteúdos, permitindo que vários autores trabalhem simultaneamente em um mesmo documento.
IV.Plataformas de crowdfunding: Plataformas como Kickstarter e Catarse permitem que produtores de conteúdo financiem seus projetos, oferecendo recompensas aos apoiadores.
Com base nisso, é correto afirmar que:
A Política Nacional de Educação Digital, publicada em 2023, instituiu quatro eixos estruturantes que norteiam a inserção das tecnologias digitais nos ambientes educacionais. Nesse sentido, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona os eixos estruturantes com algumas questões emergentes apontadas pela política que devem ser abordadas no contexto educacional:
Primeira Coluna: Eixos Estruturantes
1.lnclusão Digital.
2.Educação Digital Escolar.
Segunda coluna: questões emergentes
(_)A cultura digital.
(_)Os direitos digitais.
(_)As tecnologias assistivas.
Nesse sentido, apresente a alternativa que associa corretamente a questão emergente ao seu respectivo eixo estruturante:
Primeira Coluna: Eixos Estruturantes
1.lnclusão Digital.
2.Educação Digital Escolar.
Segunda coluna: questões emergentes
(_)A cultura digital.
(_)Os direitos digitais.
(_)As tecnologias assistivas.
Nesse sentido, apresente a alternativa que associa corretamente a questão emergente ao seu respectivo eixo estruturante:
O parecer do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica no 02/2022 estabeleceu "Normas sobre Computação na Educação Básica -Complemento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC)", tendo publicado um anexo à BNCC sobre o tema. O documento indica a necessidade de se inserir o ensino de computação na Educação Básica, iniciando desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, indicando um conjunto de habilidades a serem desenvolvidas pelos estudantes. As premissas estabelecidas para cada nível de ensino foram: "1) Desenvolvimento e reconhecimento de padrões básicos de objetos (Educação Infantil); 2) Compreensão da Computação e seus modos de explicação de experiências, artefatos e impactos na realidade social, no meio ambiente, na economia, na ciência, nas artes (Ensino Fundamental); e 3) Compreensão das potencialidades da Computação para resolução de problemas (Ensino Médio)".
Indique a alternativa que apresenta os três eixos que devem ser contemplados no ensino de computação na Educação Básica, de acordo com o anexo supracitado:
Indique a alternativa que apresenta os três eixos que devem ser contemplados no ensino de computação na Educação Básica, de acordo com o anexo supracitado: