Filtrar


Questões por página:
As abordagens pedagógicas, também denominadas de tendências pedagógicas para a aprendizagem constituem-se em teorias que se dividem em duas grandes linhas de pensamento pedagógico: as pedagogias liberais e as pedagogias progressistas, as quais subdividem em outras pedagogias com diferentes enfoques, que norteiam e influenciam as práticas docentes. Foram constituídas no âmago dos movimentos sociopolíticos e culturais de cada contexto social brasileiro, as quais abordam visões de mundo e concepções a respeito do ser humano, da sociedade, do conhecimento e da própria finalidade da educação.

LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico–social dos conteúdos.28 ed. São Paulo: Loyola,2014.


Considerando o texto acima sobre as abordagens/tendências pedagógicas e os pressupostos de aprendizagem, avalie as afirmativas a seguir:

I. As abordagens nos pressupostos das pedagogias liberais sustentam a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais.

II. As abordagens progressistas parte da análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação.

III. Na abordagem liberal tradicional os conteúdos de ensino são denominados "temas geradores", que são extraídos da problematização da prática de vida dos educandos.

IV.Na abordagem libertária o professor é um orientador e um catalisador, ele se mistura no grupo para uma reflexão em comum.

V. Na perspectiva da abordagem crítico social dos conteúdos o aluno se reconhece nos conteúdos e modelos sociais apresentados pelo professor; assim, pode ampliar sua própria experiência.


É CORRETO apenas o que se afirma em:
A avaliação do ensino e aprendizagem sempre foi motivo de controvérsias no cenário educativo, isto porque durante um tempo sua práxis esteve enraizada como processo de aprovação ou reprovação. Essas convicções, demandaram outras perspectivas mais abrangentes, ou seja, como ato pedagógico e dialético entrelaçados pelos princípios políticos, sociais, éticos e culturais voltados para o respeito e consideração pela aprendizagem humana.

CUTOLO, Angela; STERING, Silvia Maria dos Santos. Concepções e práticas da avaliação.1. ed. Curitiba: Appris Ltda,2021. (adaptado).

A respeito dos diferentes tipos de práticas da avaliação do ensino e aprendizagem, avalie as afirmações a seguir:

I. A avaliação exerce a função diagnóstica quando utilizada para identificar em que momento no processo de construção do conhecimento o aluno se encontra.

II. Denomina-se e identifica-se como avaliação diagnóstica, democrática, transdisciplinar e plural ao contrapor-se com as finalidades de classificar e punir.

III. Cumpre sua tarefa formativa quando tem como finalidade relacionar as informações relativas à evolução do processo de aprendizagem dos alunos.

É CORRETO o que se afirma em:
Atualmente, a teorização sobre currículo escolar na tentativa de melhor compreender seus pressupostos e significados mediante sua forma processual e prática, à luz de sua função social como ponte entre a sociedade e a escola, vem contribuindo para diferentes definições, acepções e perspectivas em torno de um processo de autocrítica e autorregulamentação no convergir de suas funções como expressão cultural e de socialização que a escola concebe por conteúdos curriculares.

SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Tradução Ernani F. da F. Rosa.3. ed. Penso Editora,2020. (adaptado).

Considerando o fragmento do texto sobre as definições e acepções de currículo, avalie as afirmações a seguir:

I. O currículo consiste na expressão da função socializadora da escola.

II. Na perspectiva de contribuir com o interesse emancipatório, o currículo deve ser uma prática sustentada pela reflexão enquanto práxis.

III. O currículo desempenha missões distintas nos diferentes níveis educativos, na conformidade com as características destes, à medida que refletem diversas finalidades desses níveis.

IV.Sob o ponto de vista democrático, o currículo escolar deve ser permeado pelas teorias de cunho ideológico ao planejar, sequenciar e ordenar metodologicamente o conjunto de disciplinas.

V. Pode ser conceituado como um elemento nuclear de referência para analisar o que a escola é de fato como instituição cultural e na hora que elabora um projeto alternativo institucional.


É CORRETO apenas o que se afirma em:
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC, documento de caráter normativo dispõe de um conjunto de diretrizes educacionais e curriculares em orientação às escolas na organização das aprendizagens a serem desenvolvidas pelos alunos em função de uma educação sólida, uniforme e de qualidade.

Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNC C_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 30 mar.2024.


Considerando a temática em foco quanto aos seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil expressos na BNCC, assinale a alternativa CORRETA.


O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), ao legislar sobre a proteção integral à criança e ao adolescente, veio garantir que todas as crianças e adolescentes sejam dignos de atenção, proteção e cuidados especiais. Fruto de uma luta social, o ECA é um documento normativo e de consulta em função da promoção e defesa dos direitos de nossas crianças e adolescentes brasileiras.

Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/i d/611968/Estatuto_crianca_adolescente_6ed.pdf, Acesso em: 30 mar.2024


Com base no texto e no que tange aos direitos à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer em seu Art.53, avalie as afirmações a seguir:


I. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.


II. Direito de ser respeitado por seus educadores.

III. Participar da vida política, na forma da lei.

IV.Direito de organização e participação em entidades estudantis.

É CORRETO o que se afirma em: