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Prefeitura de Uberaba - MG
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Pedagogia
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Segundo o Currículo da Rede Municipal de Ensino de Uberaba, a habilidade “reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade” apresenta algumas sugestões de condições didáticas e a alternativa identifica CORRETAMENTE a prática que mais se aproxima dessa habilidade do conceito de “Círculo de leitura” proposto por Rildo Cosson é:
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Prefeitura de Uberaba - MG
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O conceito de “círculo de leitura” de Rildo Cosson, disponível no site do Ceale, da UFMG, dialoga diretamente com as Competências Específicas da Língua Portuguesa, presentes no Currículo da Rede Municipal de Ensino de Uberaba, na alternativa:
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Prefeitura de Uberaba - MG
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Segundo o Currículo da Rede Municipal de Ensino de Uberaba, é importante identificar as funções sociocomunicativas dos diversos gêneros textuais para se conseguir “Inferir e justificar, em textos multissemióticos (tirinhas, charges, memes, gifs, etc.) o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação, etc.” Diante disso, no que diz respeito ao sentido geral da tirinha, CONSTATA-SE que:
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Prefeitura de Uberaba - MG
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Pedagogia
A Rede Municipal de Ensino de Uberaba oferta as etapas de Educação Infantil e Ensino Fundamental e as modalidades de Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos. A respeito da Educação Infantil no município, pode-se afirmar, EXCETO:
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Prefeitura de Uberaba - MG
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Pedagogia
A Base Nacional Curricular (BNCC,2018) explicita perspectivas de compromisso com a educação integral e reconhece que a Educação Básica deve visar à formação e ao desenvolvimento humano global.
A esse respeito, considere as afirmativas a seguir:
1. Comprometer-se com a educação integral significa assumir uma visão plural, singular e integral da criança, do adolescente, do jovem e do adulto – considerando-os como sujeitos de aprendizagem – e promover uma educação voltada ao seu acolhimento, reconhecimento e desenvolvimento pleno, nas suas singularidades e diversidades. 2. Independentemente da duração da jornada escolar, o conceito de educação integral com o qual a BNCC está comprometida se refere à construção intencional de processos educativos que promovam aprendizagens sintonizadas com as necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes e, também, com os desafios da sociedade contemporânea. 3. A perspectiva de educação integral será válida e legitimada apenas se trabalhada em turmas que permanecem em tempo integral na escola. Isso porque ao considerar as diferentes infâncias e juventudes, as diversas culturas juvenis e seu potencial de criar novas formas de existir, é necessário refletir e propor estratégias de ampliação de componentes curriculares voltados para leitura, escrita e raciocínio lógicomatemático. 4. A educação integral pressupõe a superação da fragmentação radicalmente disciplinar do conhecimento, o estímulo à sua aplicação na vida real, a importância do contexto para dar sentido ao que se aprende e o protagonismo do estudante em sua aprendizagem e na construção de seu projeto de vida.
Assinale a alternativa que indica as afirmativas que estão de acordo com a BNCC (2018):
A esse respeito, considere as afirmativas a seguir:
1. Comprometer-se com a educação integral significa assumir uma visão plural, singular e integral da criança, do adolescente, do jovem e do adulto – considerando-os como sujeitos de aprendizagem – e promover uma educação voltada ao seu acolhimento, reconhecimento e desenvolvimento pleno, nas suas singularidades e diversidades. 2. Independentemente da duração da jornada escolar, o conceito de educação integral com o qual a BNCC está comprometida se refere à construção intencional de processos educativos que promovam aprendizagens sintonizadas com as necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes e, também, com os desafios da sociedade contemporânea. 3. A perspectiva de educação integral será válida e legitimada apenas se trabalhada em turmas que permanecem em tempo integral na escola. Isso porque ao considerar as diferentes infâncias e juventudes, as diversas culturas juvenis e seu potencial de criar novas formas de existir, é necessário refletir e propor estratégias de ampliação de componentes curriculares voltados para leitura, escrita e raciocínio lógicomatemático. 4. A educação integral pressupõe a superação da fragmentação radicalmente disciplinar do conhecimento, o estímulo à sua aplicação na vida real, a importância do contexto para dar sentido ao que se aprende e o protagonismo do estudante em sua aprendizagem e na construção de seu projeto de vida.
Assinale a alternativa que indica as afirmativas que estão de acordo com a BNCC (2018):