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A Lei nº 9.394/1996 (LDB), ao estabelecer os princípios que regem o ensino no Brasil, inclui o “respeito à liberdade e apreço à tolerância” como um dos fundamentos da educação nacional.
Considerando esse princípio, assinale a alternativa que expressa corretamente sua aplicação no contexto educacional:
Considerando esse princípio, assinale a alternativa que expressa corretamente sua aplicação no contexto educacional:
Concurso:
Prefeitura de Pinhalzinho - SC
Disciplina:
Pedagogia
Analise as afirmativas abaixo relacionadas à metodologia do ensino de História.
1. Deve ser incentivado o uso de fontes históricas como estratégia de ensino, pois tem grande importância para a compreensão do contexto histórico.
2. Analisar documentos, imagens, utensílios e escutar relatos orais, ajudam no desenvolvimento de uma consciência crítica.
3. Os debates e discussões permitem que os alunos expressem suas opiniões e desenvolvam habilidades, ajudando no entendimento de diferentes perspectivas sobre um fato histórico.
4. Não se deve incorporar às aulas jogos, dramatizações e simulações de eventos históricos, pois tiram os estudantes do alvo principal que é desenvolver uma consciência crítica.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. Deve ser incentivado o uso de fontes históricas como estratégia de ensino, pois tem grande importância para a compreensão do contexto histórico.
2. Analisar documentos, imagens, utensílios e escutar relatos orais, ajudam no desenvolvimento de uma consciência crítica.
3. Os debates e discussões permitem que os alunos expressem suas opiniões e desenvolvam habilidades, ajudando no entendimento de diferentes perspectivas sobre um fato histórico.
4. Não se deve incorporar às aulas jogos, dramatizações e simulações de eventos históricos, pois tiram os estudantes do alvo principal que é desenvolver uma consciência crítica.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Concurso:
Prefeitura de Pinhalzinho - SC
Disciplina:
Pedagogia
Analise as afirmativas abaixo sobre as competências específicas para o Ensino Religioso, conforme a BNCC.
1. Compreender, valorizar e respeitar as manifestações religiosas e filosofias de vida, suas experiências e saberes, em diferentes tempos, espaços e territórios.
2. Reconhecer e cuidar de si, do outro, da coletividade e da natureza, enquanto expressão de valor da vida.
3. Identificar nos discursos religiosos, políticos, econômicos e culturais as formas ocultas de proselitismo e dominação social.
4. Debater, problematizar e posicionar-se frente aos discursos e às práticas de intolerância, discriminação e violência de cunho religioso, de modo a assegurar os direitos humanos no constante exercício da cidadania e da cultura de paz.
5. Conviver com a diversidade de crenças, pensamentos, convicções, modos de ser e de viver.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. Compreender, valorizar e respeitar as manifestações religiosas e filosofias de vida, suas experiências e saberes, em diferentes tempos, espaços e territórios.
2. Reconhecer e cuidar de si, do outro, da coletividade e da natureza, enquanto expressão de valor da vida.
3. Identificar nos discursos religiosos, políticos, econômicos e culturais as formas ocultas de proselitismo e dominação social.
4. Debater, problematizar e posicionar-se frente aos discursos e às práticas de intolerância, discriminação e violência de cunho religioso, de modo a assegurar os direitos humanos no constante exercício da cidadania e da cultura de paz.
5. Conviver com a diversidade de crenças, pensamentos, convicções, modos de ser e de viver.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Concurso:
Prefeitura de Pinhalzinho - SC
Disciplina:
Pedagogia
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e falsas ( F ) sobre os objetivos do Ensino Religioso na BNCC.
( ) Evidenciar o caráter histórico das diferentes religiões existentes no país, aspecto relevante para a opção dos educandos pela crença que atenda a seus desejos espirituais.
( ) Proporcionar a aprendizagem dos conhecimentos religiosos, culturais e estéticos, a partir das manifestações religiosas percebidas no cotidiano vivenciado pelos educandos.
( ) Propiciar conhecimentos sobre o direito à liberdade de consciência e de crença, no constante propósito de promoção dos direitos humanos.
( ) Desenvolver competências e habilidades que contribuam para o diálogo entre perspectivas religiosas e seculares de vida, exercitando o respeito à liberdade de concepções e ao pluralismo de ideias, de acordo com a Constituição Federal.
( ) Contribuir para que os educandos construam seus sentidos pessoais de vida a partir de valores, princípios éticos e da cidadania.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
( ) Evidenciar o caráter histórico das diferentes religiões existentes no país, aspecto relevante para a opção dos educandos pela crença que atenda a seus desejos espirituais.
( ) Proporcionar a aprendizagem dos conhecimentos religiosos, culturais e estéticos, a partir das manifestações religiosas percebidas no cotidiano vivenciado pelos educandos.
( ) Propiciar conhecimentos sobre o direito à liberdade de consciência e de crença, no constante propósito de promoção dos direitos humanos.
( ) Desenvolver competências e habilidades que contribuam para o diálogo entre perspectivas religiosas e seculares de vida, exercitando o respeito à liberdade de concepções e ao pluralismo de ideias, de acordo com a Constituição Federal.
( ) Contribuir para que os educandos construam seus sentidos pessoais de vida a partir de valores, princípios éticos e da cidadania.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Concurso:
Prefeitura de Pinhalzinho - SC
Disciplina:
Pedagogia
De acordo com o artigo 210, parágrafo 1º da Constituição da República Federativa do Brasil:
O ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas ____________ de ensino fundamental.
Podemos afirmar ainda que a legislação nacional assegura o respeito à diversidade cultural e religiosa e proíbe ____________, ou seja, atitudes que visem converter alunos a uma religião específica.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
O ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas ____________ de ensino fundamental.
Podemos afirmar ainda que a legislação nacional assegura o respeito à diversidade cultural e religiosa e proíbe ____________, ou seja, atitudes que visem converter alunos a uma religião específica.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.