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Concurso:
Prefeitura de Brejo Santo - CE
Disciplina:
Pedagogia
Considerando o Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, sobre a inclusão da Libras como disciplina curricular, analise as proposições e coloque (V) para Verdadeiro e (F) para Falso:
( ) A Libras deve ser inserida como disciplina curricular optativa nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério.
( ) A Libras deve ser inserida como disciplina curricular obrigatória nos cursos de Fonoaudiologia.
( ) A Libras constituir-se-á em disciplina curricular obrigatória na educação profissional.
( ) O processo de inclusão da Libras como disciplina curricular deve iniciar-se nos cursos de Educação Especial, Fonoaudiologia, Pedagogia e Letras, ampliando-se aos poucos para as demais licenciaturas.
Após análise das proposições, marque a opção correta:
( ) A Libras deve ser inserida como disciplina curricular optativa nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério.
( ) A Libras deve ser inserida como disciplina curricular obrigatória nos cursos de Fonoaudiologia.
( ) A Libras constituir-se-á em disciplina curricular obrigatória na educação profissional.
( ) O processo de inclusão da Libras como disciplina curricular deve iniciar-se nos cursos de Educação Especial, Fonoaudiologia, Pedagogia e Letras, ampliando-se aos poucos para as demais licenciaturas.
Após análise das proposições, marque a opção correta:
Concurso:
Prefeitura de Brejo Santo - CE
Disciplina:
Pedagogia
Sobre a equipe pedagógica responsável pela educação especial/inclusiva, conforme a Resolução nº 436/2012 CEE/C, marque a opção correta:
Concurso:
Prefeitura de Brejo Santo - CE
Disciplina:
Pedagogia
Questão Anulada
Conforme a Resolução nº 436/2012 do CEE/C, preencha as proposições colocando (V) para Verdadeiro e (F) para Falso:
( ) Como forma de garantir acessibilidade a todos os alunos e à comunidade escolar, os prédios e equipamentos escolares, públicos ou privados, obedecerão aos padrões mínimos de infraestrutura estabelecidos pelas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.
( ) A oferta de Educação Especial não é dever constitucional do Estado e do Município.
( ) A oferta de Educação Especial tem início na Educação Infantil.
( ) A Educação Especial será oferecida nas redes pública e privada, a partir da Educação Infantil, e deverá ser fundamentada nos princípios da dignidade humana.
Após análise das proposições, marque a opção correta:
( ) Como forma de garantir acessibilidade a todos os alunos e à comunidade escolar, os prédios e equipamentos escolares, públicos ou privados, obedecerão aos padrões mínimos de infraestrutura estabelecidos pelas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.
( ) A oferta de Educação Especial não é dever constitucional do Estado e do Município.
( ) A oferta de Educação Especial tem início na Educação Infantil.
( ) A Educação Especial será oferecida nas redes pública e privada, a partir da Educação Infantil, e deverá ser fundamentada nos princípios da dignidade humana.
Após análise das proposições, marque a opção correta:
Concurso:
Prefeitura de Brejo Santo - CE
Disciplina:
Pedagogia
O Artigo 4º da Lei nº 9.795/1999, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental (EA), dispõe sobre os princípios básicos da Educação Ambiental no país. Acerca do que se refere o Artigo 4º da citada lei, assinale a alternativa INCORRETA:
Concurso:
Prefeitura de Anajás - PA
Disciplina:
Pedagogia
Em relação à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a algumas tendências metodológicas para o ensino da matemática, analise as afirmativas a seguir.
I. Como a BNCC é um documento de caráter normativo e define as aprendizagens essenciais que todos os alunos da Educação Básica devem desenvolver, então ela deverá ser adotada como currículo pelas redes educacionais.
II. Na BNCC, uma das competências específicas da área de Matemática é “Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos visando à melhoria dos índices de proficiência em matemática nas avaliações externas em larga escala.”
III. Segundo a BNCC, alfabetização matemática é definida como as competências e habilidades de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente, de modo a favorecer o estabelecimento de conjecturas, a formulação e a resolução de problemas em uma variedade de contextos, utilizando conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas matemáticas.
IV. A aprendizagem de Matemática no contexto escolar envolve capacidades importantes, como formular, aplicar, interpretar, avaliar e criar, que estão para além da leitura e resolução de problemas propostos ou exercícios mecânicos. Por esse motivo, algumas das habilidades propostas na Base têm como foco a resolução e elaboração de problemas.
V. O trabalho com jogos como recurso pedagógico permite ao aluno a construção e aplicação de conhecimentos a partir do desenvolvimento e criação de estratégias. Nesse sentido, desenvolver atividades lúdicas por meio de jogos pode representar um meio para efetivar a participação do aluno em sala de aula, havendo o estímulo para que ele se torne mais competitivo e preparado para enfrentar as avaliações que ocorrerão ao longo da vida estudantil. O total de afirmativas verdadeiras é
I. Como a BNCC é um documento de caráter normativo e define as aprendizagens essenciais que todos os alunos da Educação Básica devem desenvolver, então ela deverá ser adotada como currículo pelas redes educacionais.
II. Na BNCC, uma das competências específicas da área de Matemática é “Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos visando à melhoria dos índices de proficiência em matemática nas avaliações externas em larga escala.”
III. Segundo a BNCC, alfabetização matemática é definida como as competências e habilidades de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente, de modo a favorecer o estabelecimento de conjecturas, a formulação e a resolução de problemas em uma variedade de contextos, utilizando conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas matemáticas.
IV. A aprendizagem de Matemática no contexto escolar envolve capacidades importantes, como formular, aplicar, interpretar, avaliar e criar, que estão para além da leitura e resolução de problemas propostos ou exercícios mecânicos. Por esse motivo, algumas das habilidades propostas na Base têm como foco a resolução e elaboração de problemas.
V. O trabalho com jogos como recurso pedagógico permite ao aluno a construção e aplicação de conhecimentos a partir do desenvolvimento e criação de estratégias. Nesse sentido, desenvolver atividades lúdicas por meio de jogos pode representar um meio para efetivar a participação do aluno em sala de aula, havendo o estímulo para que ele se torne mais competitivo e preparado para enfrentar as avaliações que ocorrerão ao longo da vida estudantil. O total de afirmativas verdadeiras é