Questões de Concurso
Filtrar
18.396 Questões de concurso encontradas
Página 47 de 3.680
Questões por página:
Leia o trecho a seguir.
A necessária promoção da ingenuidade à criticidade não pode ou não deve ser feita à distância de uma rigorosa formação ética ao lado sempre da estética. Decência boniteza de mãos dadas. Cada vez me convenço mais de que, desperta com relação à possibilidade de enveredar-se no descaminho do puritanismo, a prática educativa tem de ser, em si, um testemunho rigoroso de decência e de pureza.
Fonte: FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996, p.16.
De acordo com Paulo Freire, a ética e a estética são
Leia o trecho a seguir.
O Projeto Pedagógico é um documento que traz unidade na escola, pois fortalece sua identidade da escola, esclarece sua organização, define objetivos para a aprendizagem dos alunos. Também tem o potencial de ampliar o senso de pertencimento e o engajamento de toda a comunidade escolar (gestores, professores, demais profissionais da escola, pais, alunos e comunidade) em torno de um projeto educativo comum.
Adaptado de Orientações para revisão dos projetos pedagógicos (PPS) à luz dos novos currículos. Base Nacional Comum Curricular.
Com base na leitura do trecho, é correto afirmar que os projetos pedagógicos devem
Leia o poema a seguir.
Pai Nosso que estás nos céus
Nesse dia 19 de abril
Nos livre dos professores que
Pintam seus alunos com canetas hidrocor
Nos livre das escolas que colocam cocares nas crianças
Mantenha longe de
Nós aqueles que repetem as palavras:
Índio, Oca, Tribo, Selvagem, Pureza e Ecótico
Afaste de Nós os bu-bu-bu feito com a mão na boca
Senhor, perdoem aqueles que por desconhecimento nos fazem
uma imagem estereotipada
Livre-os do preconceito que os fazem acreditar que ainda somos
os indígenas de 1500
Amém.
Adaptado de BANIWA, Denilson. Poema sobre o Dia do índio nas escolas, 2018.
Com base na leitura do poema, assinale a opção que apresenta corretamente um objetivo pedagógico decorrente do uso do poema em sala de aula
Leia a atividade pedagógica a seguir.
Uma professora, com o objetivo de apresentar o tema das fake news em sala de aula e conscientizar os estudantes sobre sua relação com o ciberbullying, trouxe à discussão um caso de uma vítima dessa prática, tendo sua foto modificada digitalmente e se tornando alvo de constantes situações vexatórias. Como atividade, solicitou que os alunos elaborassem uma redação problematizando o uso das tecnologias de informação e comunicação e refletindo sobre como essas ferramentas podem ser usadas para prevenir ou combater o ciberbullying. Analise as afirmativas a seguir sobre os conceitos de letramento digital mobilizados por esta atividade.
I. Na atividade, a cultura digital se manifesta como meio e fim quando os estudantes utilizam tecnologias de informação para analisar criticamente o tema das fake news e do ciberbullying, compartilhando ideias e construindo conhecimento de forma colaborativa durante a elaboração da redação.
II. Na atividade, o pensamento computacional se manifesta quando os estudantes identificam e analisam a circulação de informações falsas, decompondo o problema do ciberbullying e reconhecendo padrões de compartilhamento que podem impactar a opinião pública.
III. Na atividade, a tecnologia digital se manifesta na atuação do professor como detentor do conhecimento técnico, explicando aos estudantes os processos de criação de fake news e demonstrando como essas informações circulam, de modo a tornar a prática pedagógica mais efetiva.
Está correto o que se afirma em
Leia a atividade pedagógica a seguir.
Na atividade “Mercado da Turma”, o professor organiza o espaço como um mercado, com diferentes bancas de produtos, e distribui fichas ou dinheiro fictício para que cada criança realize suas compras. Durante a brincadeira, elas escrevem bilhetes e listas, calculam quantidades e valores, negociam com os colegas e resolvem situações-problema que envolvem somas, subtrações e identificação de letras e números.
Considerando a atividade descrita, assinale a opção que apresenta o papel mediador do professor.