Questões de Concurso
Filtrar
16.757 Questões de concurso encontradas
Página 48 de 3.352
Questões por página:
Questões por página:
No contexto da gestão acadêmica do ensino superior, um Técnico em Assuntos Educacionais precisa avaliar propostas curriculares que incorporem diferentes paradigmas epistemológicos. Considerando os fundamentos filosóficos que orientam a construção do conhecimento científico na universidade, analise a seguinte situação:
Uma coordenação de curso propõe a reestruturação curricular baseada na premissa de que o conhecimento válido deve ser construído exclusivamente através de métodos empíricos verificáveis, com eliminação de componentes curriculares que não possam ser mensurados objetivamente, priorizando a neutralidade axiológica e a quantificação dos fenômenos educacionais.
Qual paradigma epistemológico fundamenta essa proposta curricular?
Uma coordenação de curso propõe a reestruturação curricular baseada na premissa de que o conhecimento válido deve ser construído exclusivamente através de métodos empíricos verificáveis, com eliminação de componentes curriculares que não possam ser mensurados objetivamente, priorizando a neutralidade axiológica e a quantificação dos fenômenos educacionais.
Qual paradigma epistemológico fundamenta essa proposta curricular?
A teoria do currículo estuda os fundamentos, as finalidades, os conteúdos e as práticas escolares organizadas para a formação dos sujeitos. Ela analisa o que é ensinado, como é ensinado, por que é ensinado e quem decide sobre isso. Segundo a teoria curricular de Michael Apple, o conceito de "currículo oculto" refere-se especificamente ao conjunto de:
Questão Anulada
Considere o excerto abaixo:
O Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) tem como finalidade ampliar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal, sendo implementado através de ações nas seguintes áreas prioritárias: moradia estudantil, alimentação, transporte, atenção à saúde, inclusão digital, cultura, esporte, creche, apoio pedagógico e_______.
Complete a lacuna e assinale a alternativa correta.
O Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) tem como finalidade ampliar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal, sendo implementado através de ações nas seguintes áreas prioritárias: moradia estudantil, alimentação, transporte, atenção à saúde, inclusão digital, cultura, esporte, creche, apoio pedagógico e_______.
Complete a lacuna e assinale a alternativa correta.
Considere o excerto abaixo:
"É um processo contínuo que acompanha a aprendizagem durante seu desenvolvimento, permitindo ajustes imediatos nas estratégias de ensino. Seu foco está no progresso do estudante, mais do que em resultados finais. Ela valoriza o erro como parte do aprendizado e promove a reflexão crítica do aluno sobre sua trajetória. O diálogo entre professora e estudante é essencial para orientar avanços. Essa prática busca fortalecer a autonomia e a compreensão do próprio processo de aprender."
Estamos falando da:
"É um processo contínuo que acompanha a aprendizagem durante seu desenvolvimento, permitindo ajustes imediatos nas estratégias de ensino. Seu foco está no progresso do estudante, mais do que em resultados finais. Ela valoriza o erro como parte do aprendizado e promove a reflexão crítica do aluno sobre sua trajetória. O diálogo entre professora e estudante é essencial para orientar avanços. Essa prática busca fortalecer a autonomia e a compreensão do próprio processo de aprender."
Estamos falando da:
O princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, consagrado no artigo 207 da Constituição Federal de 1988, fundamenta-se teoricamente na concepção de universidade proposta por Wilhelm von Humboldt. Assinale a alternativa que caracteriza a operacionalização prática deste princípio no cotidiano universitário.