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Imbernón (2024) quando trata da formação continuada para o desenvolvimento profissional do professor universitário ao discorrer sobre reflexão crítica e pesquisa, explica que “Se o sistema estiver aprimorando todo esse processo de profissionalização, é possível que a inovação esteja presente no processo educacional, além da produção acadêmica e das grandes pesquisas universitárias, não apenas pelas mudanças originadas nele, mas também pela importância dos elementos que geram a mudança.” Completando o pensamento do autor, temos que compreender que o aprimoramento da formação do professor universitário é um “processo de pesquisa no qual todos os componentes envolvidos no processo educacional se engajam.”
[Imbernón, Francisco. A inovação educacional no ensino do futuro. São Paulo: Cortez.2024. P.45]. Assinale a alternativa incorreta sobre o aprimoramento no processo educativo quando pensamos em “importância dos elementos que geram a mudança.”.
O profissional que compreende a importância da comunicação estuda estratégias para receber transmitir informações com clareza e consegue ser mais assertivo nas intervenções educativas presenciais ou remotas. O profissional que governa a comunicação pedagógica, deve agregar um conjunto de habilidades que favoreçam o bom desempenho em relação às ações efetivas nas áreas do conhecimento. O domínio do saber comunicar-se traz muitas vantagens para auxiliar o profissional a desenvolver um processo de ensino melhor e/ou a construção da proposta de trabalho mais objetiva, clara e assertiva. Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo que caracterizam as vantagens do domínio da comunicação pedagógica e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Clareza no conteúdo transmitiddo e bom senso. ( ) Fluência mitigada no ambiente profissional. ( ) Dinamismo e uso adequado dos recursos expressivos. ( ) Possibilidades diversificadas de comunicação e de aprendizagem.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
A secretária da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) apresentou na reunião do dia 26 de novembro de 2024 um balanço da expansão da educação superior brasileira e o crescimento expressivo da procura da educação a distância (EaD). Salientou que as matrículas de educação a distância aumentaram nos últimos anos e provavelmente em 2025 o número de solicitações serão maiores em relação as matrículas no ensino superior presencial. De acordo com o enunciado acima, analise as afirmativas abaixo que representam as pautas gerais relacionadas ao assunto.

(https://www.gov.br/mec/ptbr/assuntos/noticias/2024/novembro/novo-marco-regulatorioparaead-e-debatido-na-camara Acesso em:30/11/2024)

I. Os desafios da regulação frente a uma educação superior em transformação e o processo de revisão da modalidade de ensino.

II. A expansão do sistema referente à mudança da necessidade do governo versando por um marco regulatório para melhorar a modalidade.

III. Apresentação das ideias centrais para os novos referenciais, considerando o processo de interlocução com instituições de ensino superior e entidades ligadas à educação.

IV. O trabalho do Ministério da Educação visa garantir uma relevância para a educação presencial.



Estão corretas as afirmativas:
Analise abaixo, com atenção o artigo 5º, primeiro parágrafo, da Lei nº 10.861/2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior.
Art.5º A avaliação do desempenho dos estudantes dos cursos de graduação será realizada mediante aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE.
§ 1º O ENADE ______ o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, suas ______ para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender ______ exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
A modalidade profissional de educação de jovens e adultos propõem atender à demanda de jovens e adultos concedendo a educação profissional e criando possibilidades de inclusão no mercado de trabalho dos sujeitos que não concluiram o ensino fundamental e/ou médio, sendo esta uma possibilidade de transformar a condição profissional excludente e buscar garantir a formação integral atendendo às expectativas dos estudantes e às demandas da dinâmica da sociedade. Disposto no Decreto nº 5.840/2006 - Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, no artigo 6º, lê-se as normas referente ao aproveitamento satisfatório do aluno no curso de educação profissional técnica de nível médio do aluno (do PROEJA) e a sua diplomação com validade nacional tanto para fins de habilitação na respectiva área profissional e atestado da conclusão do ensino médio para prosseguir os estudos no ensino superior. Assinale a alternativa correta referente ao Parágrafo único do artigo 6º do Decreto nº 5.840/2006 que complementa a orientação sobre as regras nos cursos e programas do PROEJA.