Filtrar


Questões por página:
Determinada Escola tem observado as práticas alimentares de seus estudantes, constatando ser frequente a realização de dietas irregulares, jejuns, consumo compulsivo de alimentos ricos em açúcares, gorduras ou altamente energéticos. Entendendo que a alimentação e a nutrição estão relacionadas às condições de saúde e que o ambiente escolar pode representar um espaço de realização de práticas educativas alimentares, essa Escola decidiu fazer uma palestra com seus estudantes, explicando, corretamente, que as práticas alimentares inicialmente citadas se relacionam
No âmbito da temática adolescência e Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) É reconhecida a vulnerabilidade digital de adolescentes porque eles não possuem o amadurecimento cerebral necessário para lidar com os riscos que podem eventualmente ser apresentados pela internet.
( ) São considerados efeitos negativos dos jogos online: comportamentos agressivos; vício ou dependências gerados pelos jogos; problemas de saúde; alterações no sono; problemas de saúde mental.
( ) Adolescentes manejam com maior facilidade as TICs em relação aos adultos, resultando em um gap geracional. Assim, os pais de adolescentes não têm a responsabilidade de orientar e acompanhar o uso dessas TICs pelos seus filhos.
( ) Os jogos online auxiliam os adolescentes a desenvolverem habilidades cognitivas e motoras, mas também os expõem a perigos e riscos como bullying, falhas de privacidade, fraude de cartões de crédito e até exploração sexual.
Determinada Escola, considerando os avanços da inteligência artificial, realizou com os estudantes adolescentes uma atividade sobre os riscos associados à divulgação de dados e imagens na internet. Durante a atividade, a estudante Ana Laura contou que uma amiga teve o rosto utilizado em imagens e vídeos de uma mulher nua. A respeito desse caso hipotético, é correto afirmar que Ana Laura descreveu uma situação que se refere ao
A demanda de atendimentos na Secretaria Escolar estava maior por se referir ao período de matrículas dos estudantes. A adolescente Andressa, acompanhada de sua mãe, estava aguardando impacientemente sua senha ser anunciada para receber o atendimento. Próximo à sua vez, chegou outro adolescente que retirou uma senha preferencial, sendo atendido na sequência.
Andressa comentou com sua mãe não ter visto nenhuma deficiência física naquele adolescente, apenas reparou que ele portava um cordão de fita com desenhos de girassóis. Andressa foi tirar satisfação com um funcionário da Escola, porque não via razão para aquele adolescente ser atendido de modo preferencial. Em resposta, Andressa foi informada corretamente de que o cordão de fita com desenhos de girassóis é o símbolo
Ao escreverem sobre o coensino e suas possibilidades na prática, Mendes, Vilaronga e Zerbato (2014) apontam que implantar o coensino é algo desafiador, mas possível. Ele implica em sair de um modelo de atendimento educacional especializado centrado na criança para um modelo de colaboração.

Na visão das autoras, para o trabalho dos professores em equipe, são requeridas