Questões de Concurso
Filtrar
786 Questões de concurso encontradas
Página 5 de 158
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
UNEMAT - MT
Disciplina:
Filosofia
Com efeito, se a existência precede a essência, nada poderá jamais ser explicado por referência a uma natureza humana dada e definitiva; ou seja, não existe determinismo, o homem é livre, o homem é liberdade. Por outro lado, se Deus não existe, não encontramos já prontos valores ou ordens que possam legitimar a nossa conduta. [...] Estamos condenados a ser livres. Estamos sós, sem desculpas. [...] Condenado, porque não se criou a si mesmo, e como, no entanto, é livre, uma vez que foi lançado no mundo, é responsável por tudo o que faz.
SARTRE, J.P. O existencialismo é um humanismo. São Paulo: Nova Cultural,1987. p.9.
Conforme se lê no trecho acima, quanto ao existencialismo, Jean-Paul Sartre afirma que
SARTRE, J.P. O existencialismo é um humanismo. São Paulo: Nova Cultural,1987. p.9.
Conforme se lê no trecho acima, quanto ao existencialismo, Jean-Paul Sartre afirma que
Concurso:
UNEMAT - MT
Disciplina:
Filosofia
Se alguém se dispõe a instaurar e estender o poder e o domínio do gênero humano sobre o universo, a sua ambição seria, sem dúvida, a mais sábia e a mais nobre de todas. Pois bem, o império do homem sobre as coisas se apoia unicamente nas artes e nas ciências. A natureza não se domina, senão obedecendo-lhe.
BACON, F. Novum Organum ou verdadeiras indicações acerca da interpretação da natureza. Pará de Minas: M&M Editores.2003. p.129.
O trecho acima revela uma característica fundamental da filosofia do inglês Francis Bacon, um dos inauguradores do ciclo moderno de pensamento.
Tal característica está adequadamente resumida em:
BACON, F. Novum Organum ou verdadeiras indicações acerca da interpretação da natureza. Pará de Minas: M&M Editores.2003. p.129.
O trecho acima revela uma característica fundamental da filosofia do inglês Francis Bacon, um dos inauguradores do ciclo moderno de pensamento.
Tal característica está adequadamente resumida em:
A proposição fundamental de Protágoras, o maior e mais famoso dos sofistas, foi o axioma: “O homem é a medida de todas as coisas, das que são pelo que são, e das que não são pelo que não são”. Com o princípio do homem-medida, Protágoras pretendia, indubitavelmente, negar a existência de um critério absoluto que discriminasse o ser e o não ser, o verdadeiro e o falso e, em geral, todos os valores.
REALE, G. História da Filosofia Antiga, Vol. II. SP: Loyola.1994. p.200.
O pensamento do sofista grego Protágoras de Abdera propõe o
REALE, G. História da Filosofia Antiga, Vol. II. SP: Loyola.1994. p.200.
O pensamento do sofista grego Protágoras de Abdera propõe o
Com a teoria das Idéias [...] Platão quis dizer o seguinte: o sensível se explica somente com a dimensão do supra-sensível, o corruptível com o ser incorruptível, o móvel com o imóvel, o relativo com o Absoluto, o múltiplo com o Uno.
REALE, G. História da Filosofia Antiga, Vol. II. SP: Loyola.1994. p.79.
Conforme verificado no trecho acima, Platão, em sua obra filosófica, afirmou que a
REALE, G. História da Filosofia Antiga, Vol. II. SP: Loyola.1994. p.79.
Conforme verificado no trecho acima, Platão, em sua obra filosófica, afirmou que a
Sobre a Metafísica, ou a Filosofia Primeira, diz Aristóteles: “Todas as outras ciências serão mais necessárias que esta, mas nenhuma lhe será superior”.
Nesse trecho, tal afirmação refere-se à questão de que
Nesse trecho, tal afirmação refere-se à questão de que