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O filósofos pré-socráticos eram também conhecidos como filósofos da Physis ou da natureza. Seu objetivo era construir uma explicação racional e sistemática sobre o universo que substituísse a antiga cosmologia baseada nos mitos. Parmênides de Eleia foi um filósofo pré-socrático que concluiu que o ser é eterno, único, imóvel e ilimitado. Esse pensamento estava em oposição à ideia de que “tudo flui”, defendida por:
Desde os tempos pré-históricos, o ser humano constrói no mundo suas próprias coisas, demonstrando maior ou menor habilidade. A esse conjunto de coisas feitas pelo homem e que se distinguem por revelarem capricho, talento, perícia e eficiência podemos associar o nome arte. Além disso, podemos dizer que a arte é um fenômeno social, porque:
Nos últimos séculos, a ciência e a tecnologia foram capazes de alterar drasticamente a sociedade. À medida que a ciência se mostrou capaz de compreender a realidade e transformar o mundo, houve a tendência de desprezar outras abordagens como o mito, a religião, o bom senso, a arte e a filosofia (ARANHA, 1992, pág.101). Inevitavelmente, surgiram alguns mitos como o cientificismo e o mito da neutralidade científica. A partir de então, a filosofia passou a exercer a importante função de:
Hoje em dia, muito se fala em ideologia, que pode ser conceituada como um conjunto de ideias sistematizadas que justificam determinada prática. Segundo pensadores como o filósofo italiano Gramsci, nem toda ideologia é, de antemão, arbitrária, ou seja, inútil para transformar a realidade. Assim, segundo o autor citado, ideologia pode ter um sentido positivo quando entendida como conjunto de:
Tratando-se de mitos, é comum imaginar histórias dos deuses gregos, como a de Prometeu roubando o fogo dos deuses para dar à humanidade. Assim, na sociedade moderna, os mitos primitivos parecem apenas histórias fantasiosas, como se estivessem no mesmo nível dos contos de fada. Contudo, essa é uma ideia equivocada de mito, que melhor pode ser definido como: