Filtrar


Questões por página:
Menina,7 anos de idade, apresenta alguns pelos axilares e pubianos e também odor característico do aumento de secreção de glândulas apócrinas. Não há outras alterações no exame físico. A partir do exposto, é correto afirmar que se trata de
Recém-nascido, sexo masculino, nascido a termo, parto cesárea, é o primeiro filho de mãe infectada por HIV. Realizou pré-natal a partir da 15a semana de gestação, recebeu terapia antirretroviral combinada, com carga viral indetectável a partir de 28 semanas de gestação. Foi realizada a infusão de zidovudina nas 4 horas antes do parto. Segundo essas informações, a conduta indicada para o recém-nascido é administrar

A pintura A Guerra dos Palmares (1955), do artista plástico, desenhista, ilustrador e cartunista paulistano Manoel Victor de Azevedo Filho (1927–1995), representa uma cena idealizada de resistência do Quilombo dos Palmares contra forças coloniais portuguesas. Em anos recentes, imagens semelhantes vêm sendo manipuladas digitalmente mediante o uso da Inteligência Artificial e reapresentadas em redes sociais como se retratassem conflitos contemporâneos em favelas brasileiras. Segundo reportagem da BBC (2024), deepfakes e reconstruções visuais adulteradas passaram a alimentar desinformação histórica, reforçando narrativas racistas, violentas ou anacrônicas sobre grupos sociais negros, indígenas e periféricos. Em uma sala de aula do ensino fundamental, uma versão dessa pintura circula entre estudantes, agora editada digitalmente para representar guerrilheiros de Palmares enfrentando policiais armados no Complexo do Alemão, em um suposto evento datado de 2025.


Imagem associada para resolução da questão

Figura 2. A Guerra dos Palmares. Manuel Vítor. óleo sobre tela. (1955)


Considerando o papel do ensino de História, o uso pedagógico de fontes visuais e os riscos associados ao uso de Inteligência Artificial na produção de desinformação, negacionismos científicos e historiográficos, marque a alternativa correta:

A constituição da identidade nacional brasileira, especialmente nos materiais escolares, passou por transformações ao longo do tempo. Pesquisas como as de Circe Bittencourt apontam que a presença dos povos indígenas nos livros didáticos foi marcada por contradições, oscilando entre narrativas estereotipadas, omissões e tentativas de valorização cultural. Essa ambivalência apresenta tensões entre projetos políticos, interesses ideológicos e diferentes concepções sobre o papel dos indígenas na história do Brasil.


Considerando essa análise historiográfica e o debate sobre representações indígenas no ensino de História, Bittencourt identifica que essa ambiguidade se expressa no fato de que os indígenas:

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orienta o ensino de História nos anos finais do Ensino Fundamental com foco na construção do pensamento histórico, no reconhecimento da diversidade de sujeitos e na análise crítica das relações entre passado e presente. Essa proposta busca superar uma visão tradicional centrada apenas na memorização de fatos, priorizando competências relacionadas à investigação, argumentação e interpretação de diferentes fontes, linguagens e narrativas históricas.


Considerando as diretrizes da BNCC para o ensino de História, marque a alternativa INCORRETA: