Questões de Concurso
Filtrar
71 Questões de concurso encontradas
Página 5 de 15
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Psicologia
mostrar texto associado
Piaget dividiu os períodos do desenvolvimento humano de acordo com o aparecimento de novas qualidades do pensamento, sendo cada período caracterizado por aquilo que o indivíduo consegue fazer de melhor em determinadas faixas etárias.
Concurso:
Universidade Federal de Minas Gerais
Disciplina:
Psicologia
A obra de La Taille (2019) apresenta o pensamento de Piaget, Vigotski e Wallon. Leia com atenção as cinco afirmativas abaixo sobre essa obra:
I - Em pesquisas sobre o jogo de regras com crianças, Piaget concluiu que a evolução da prática e da consciência da regra pode ser dividida em três etapas: anomia, heteronomia e autonomia.
II - Uma das ideias centrais de Vigotski é: os processos mentais superiores são mediados por sistemas simbólicos, sendo a linguagem o sistema simbólico básico de todos os grupos humanos.
III - Segundo Piaget, o desenvolvimento do juízo moral nas crianças passa por uma primeira fase de heteronomia, que se traduz pelo realismo moral. A fase subsequente é a autonomia moral, que consiste na superação do realismo moral.
IV - As funções psicológicas superiores referem-se a processos voluntários, ações conscientemente controladas e mecanismos intencionais. Tais funções são o principal objeto de interesse de Vigotski.
V - A dimensão afetiva ocupa lugar central na psicogenética de Wallon, tanto do ponto de vista da construção da pessoa quanto do conhecimento.
Em relação a essas afirmativas, estão CORRETAS
I - Em pesquisas sobre o jogo de regras com crianças, Piaget concluiu que a evolução da prática e da consciência da regra pode ser dividida em três etapas: anomia, heteronomia e autonomia.
II - Uma das ideias centrais de Vigotski é: os processos mentais superiores são mediados por sistemas simbólicos, sendo a linguagem o sistema simbólico básico de todos os grupos humanos.
III - Segundo Piaget, o desenvolvimento do juízo moral nas crianças passa por uma primeira fase de heteronomia, que se traduz pelo realismo moral. A fase subsequente é a autonomia moral, que consiste na superação do realismo moral.
IV - As funções psicológicas superiores referem-se a processos voluntários, ações conscientemente controladas e mecanismos intencionais. Tais funções são o principal objeto de interesse de Vigotski.
V - A dimensão afetiva ocupa lugar central na psicogenética de Wallon, tanto do ponto de vista da construção da pessoa quanto do conhecimento.
Em relação a essas afirmativas, estão CORRETAS
Concurso:
Prefeitura Municipal de Vila Valério
Disciplina:
Psicologia
Sobre a teoria do desenvolvimento de Piaget é correto afirmar:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Tupanatinga
Disciplina:
Psicologia
mostrar texto associado
As técnicas de diagnóstico psicopedagógico enquadradas dentro de um Modelo Sistêmico submetem o sujeito a uma integração com o sistema social, no qual este último se constitui na força desencadeadora da sintomatologia “fracasso escolar”, eliminando assim a visão subjetivista do processo ensino-aprendizagem. Essa abordagem utiliza-se da Teoria Pichoniana, que engloba, a partir das relações vinculares, a Epistemologia Genética de Jean Piaget, a Psicologia Social e a Psicanálise. Se tratando da base Psicanalítica para uso do educador, tem-se como exemplos de ferramentas: a hora “psicopedagógica” do jogo; Inventário dimensional de avaliação do desenvolvimento infantil; técnica psicopedagógica dos rabiscos; técnica do “eu” ideal e real; coleção papel de cartas.
Concurso:
Prefeitura Municipal de Tupanatinga
Disciplina:
Psicologia
Julgue o item a seguir.
Psicogenética é o termo empregado para descrever a pedagogia criada a partir das teorias e pesquisas piagetianas. Significa que o processo pedagógico modifica-se sucessivamente, de acordo com o estágio de desenvolvimento mental (psicogênese). O método Psicogenético guia-se por quatro linhas fundamentais: situação-problema, dinâmica de grupo, tomada de consciência e epistemologia convergente.