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Concurso:
IPRESB - SP
Disciplina:
Administração Pública
Até o século XX, as iniciativas de caráter social no Brasil limitavam-se a ações assistencialistas promovidas, principalmente, por irmandades religiosas, destacando-se, nas cidades de maior porte, o papel exercido pelas tradicionais “Santas Casas”, de modo que:
I. nascidas sob a influência da cultura assistencialista, as iniciativas estatais de proteção social no Brasil vieram a se caracterizar por um viés sociológico que combinou clientelismo e paternalismo, agravado, do ponto de vista administrativo, pelo alto grau de institucionalização, pulverização de recursos e superposição na execução de atividades por diferentes órgãos e esferas de governo.
II. as práticas assistencialistas foram se consolidando a partir do início do século XX e encontraram pouco respaldo na visão estigmatizada que nossa sociedade traz da pobreza. Essa cultura social tem sido responsável pela nitidez na distinção entre direitos, participação, ajuda e caridade.
III. conforme demonstra a história do Brasil, a postura tutelar do Estado e a lógica corporativa, tradicionalmente, foram contrapostas à busca da universalização de direitos baseada no pressuposto da igualdade.
Está correto o que se apresenta em:
I. nascidas sob a influência da cultura assistencialista, as iniciativas estatais de proteção social no Brasil vieram a se caracterizar por um viés sociológico que combinou clientelismo e paternalismo, agravado, do ponto de vista administrativo, pelo alto grau de institucionalização, pulverização de recursos e superposição na execução de atividades por diferentes órgãos e esferas de governo.
II. as práticas assistencialistas foram se consolidando a partir do início do século XX e encontraram pouco respaldo na visão estigmatizada que nossa sociedade traz da pobreza. Essa cultura social tem sido responsável pela nitidez na distinção entre direitos, participação, ajuda e caridade.
III. conforme demonstra a história do Brasil, a postura tutelar do Estado e a lógica corporativa, tradicionalmente, foram contrapostas à busca da universalização de direitos baseada no pressuposto da igualdade.
Está correto o que se apresenta em:
Concurso:
Prefeitura de Cubatão - SP
Disciplina:
Administração Pública
A gestão democrática dos recursos financeiros, como abordada por Camargo, Sanches e Viana em "Gestão Democrática de recursos financeiros descentralizados para a escola pública: uma política necessária", destaca a importância da participação da comunidade escolar na gestão do orçamento. Assinale a alternativa que descreve corretamente os desafios e as potencialidades da gestão democrática dos recursos financeiros nas escolas.
Concurso:
Prefeitura de Cubatão - SP
Disciplina:
Administração Pública
O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), como descrito no Guia de Execução dos Recursos, visa a promover a autonomia e a gestão democrática das escolas, além de melhorar a infraestrutura física e pedagógica. Assinale a alternativa que apresenta uma ação que pode ser financiada com recursos do PDDE.
Concurso:
Prefeitura de Cubatão - SP
Disciplina:
Administração Pública
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) desempenha um papel fundamental na avaliação da educação brasileira, fornecendo informações importantes para o desenvolvimento de políticas públicas. Acerca do INEP, marque (V), para as afirmativas verdadeiras, e (F), para as falsas.
(__) O INEP é responsável pela elaboração e aplicação de todas as avaliações internacionais existentes, como o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), que comparam o desempenho dos estudantes brasileiros com o de estudantes de outros países.
(__) O INEP é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, responsável por formular e implementar políticas para a educação básica e superior.
(__) O INEP realiza o Censo Escolar, uma pesquisa estatística que coleta dados sobre as escolas, os alunos e os professores da educação básica, fornecendo um panorama completo da educação no país.
(__) O INEP desenvolve e gerencia sistemas de informação, como o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que disponibilizam dados e indicadores sobre a qualidade da educação.
A sequência está correta em:
(__) O INEP é responsável pela elaboração e aplicação de todas as avaliações internacionais existentes, como o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), que comparam o desempenho dos estudantes brasileiros com o de estudantes de outros países.
(__) O INEP é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, responsável por formular e implementar políticas para a educação básica e superior.
(__) O INEP realiza o Censo Escolar, uma pesquisa estatística que coleta dados sobre as escolas, os alunos e os professores da educação básica, fornecendo um panorama completo da educação no país.
(__) O INEP desenvolve e gerencia sistemas de informação, como o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que disponibilizam dados e indicadores sobre a qualidade da educação.
A sequência está correta em:
Concurso:
Prefeitura de Cubatão - SP
Disciplina:
Administração Pública
Marta Arretche, em *"Tendências no estudo sobre avaliação"*, analisa as diferentes abordagens e desafios da avaliação de políticas sociais. Assinale a alternativa que descreve corretamente a importância da avaliação nesse contexto.