Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Em relação à estruturação do texto-base desta prova, assinale a alternativa correta.
mostrar texto associado

Leia a charge a seguir e analise as asserções a respeito de sua relação com o texto-base da prova:


Imagem associada para resolução da questão

Fonte: www.escolaefamilia-2013.blogspot.com

I. Tanto a charge quanto o texto apresentam como possibilidade de interpretação a ideia de que a família e a escola não estão sintonizadas no processo educativo de seus filhos e alunos.


E


II. A charge, assim como o texto, trabalha com a ambiguidade do que foi dito pelos familiares dos estudantes, o que pode ter sido interpretado de maneira equivocada por eles. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

mostrar texto associado
Considerando o exposto pelo texto, analise as assertivas a seguir:

I. O texto anterior foi produzido por um professor de Língua Portuguesa a fim de expor os seus pares após o início das aulas, mostrando erros identificados pelos familiares dos estudantes.
II. A primeira dúvida enviada ao autor apresenta um questionamento acerca de ortografia, e a segunda, de morfologia, abordando tanto a flexão de gênero quanto a de número.
III. Em sua primeira resposta, o autor concorda com o que foi posto pela escola, e é possível perceber, na segunda pergunta de um pai, uma confusão entre dogmas religiosos e a norma-padrão da Língua Portuguesa.

Quais estão corretas?
As transformações pelas quais a sociedade contemporânea tem passado são inúmeras e intensas. Atualmente, o consumo, a comunicação e o acesso à informação estão disponíveis na palma da mão e podem ser feitos, por exemplo, através de aplicativos. É nesse contexto que está inserida a Educação 5.0, que possui entre suas características:

1. A instalação dos primeiros laboratórios de informática e da rede de internet nas escolas, o que faz com que ganhe destaque o conceito de big data nos currículos escolares.
2. A construção de um currículo disciplinar, linear e que possua um fim em si mesmo, elaborado a partir do protagonismo docente e descontextualizado da vida real.
3. O currículo, as metodologias de ensino e as tecnologias digitais estão entrelaçados em favor de objetivos maiores, que vão além do conhecimento cognitivo, mas também do socioemocional, contribuindo para a formação e o fortalecimento das soft skills.
4. As metodologias ativas, que têm como pilar as tecnologias digitais, que possibilitam a personalização da aprendizagem. Um processo complexo, mas cada vez mais necessário para conhecer o estudante: mapear seu perfil, acolher com afetividade e aproximar-se de seu universo.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
“Um instrumento precisa ser escolhido e construído intencionalmente: não há lugar para a aleatoriedade. Sua principal característica deve ser a capacidade de coletar dados de que o avaliador necessita para configurar e qualificar a realidade com a qual está trabalhando” (Luckesi,2011). Nesse sentido, ao elencar regras para a elaboração de um adequado instrumento de coleta de dados para a avaliação da aprendizagem, Luckesi enfatiza que as questões elaboradas devem, EXCETO: