Filtrar


Questões por página:
A atuação do psicoterapeuta em situações de crise suicida requer empatia e uma relação terapêutica que priorize o cuidado e não apenas a cura, para ajudar o paciente a ressignificar seu sofrimento. Acerca do assunto, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

(__) O trabalho preventivo contra o suicídio pode ser realizado isoladamente, não exigindo uma abordagem integrada com a família e outros profissionais de saúde.

(__) Estratégias psicoterapêuticas, como o uso de redes de apoio, prejudicam no manejo das crises suicidas ao envolver pessoas de confiança indicadas pelo paciente.

(__) O suicídio pode ser imprevisível mesmo quando há sinais de risco, exigindo do psicoterapeuta um olhar atento e ações rápidas para minimizar a possibilidade de ocorrência.

(__) A psicoterapia, conforme a Gestalt-terapia, foca no crescimento pessoal e na ampliação das capacidades de enfrentamento, ajudando o paciente a encontrar novos sentidos para a vida.



A sequência está correta em:
A intervenção psicológica visa oferecer suporte emocional e estratégias de enfrentamento, promovendo o bem-estar e a saúde mental em contextos de crise ou tratamento contínuo. Sobre a atuação da Psicologia em desastres e emergências, assinale a alternativa correta.
A Política Nacional de Saúde Mental busca garantir o respeito aos direitos humanos e à dignidade das pessoas com transtornos mentais, priorizando a inclusão social e o cuidado em liberdade. Com base nesse contexto, assinale a alternativa correta.
A intervenção com famílias em situação de rua exige estratégias específicas que envolvem o entendimento das complexas dinâmicas familiares e sociais dessas famílias. Considerando as abordagens de intervenção, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

(__) A assistência social deve ser realizada de maneira isolada, sem envolver a rede de apoio local ou outras políticas públicas.

(__) A promoção de autonomia, respeito aos direitos humanos e participação ativa da família nas decisões são pilares das estratégias de intervenção.

(__) A intervenção com famílias em situação de rua deve ser feita apenas por meio de medidas coercitivas e não pelo acolhimento e escuta qualificada.

(__) A abordagem de intervenção deve priorizar a construção de vínculos afetivos e a reorganização das condições de vida dessas famílias.


A sequência está correta em:
A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) é composta por diversos serviços de saúde pública do SUS, oferecendo assistência integral e acessível às pessoas em sofrimento mental ou com problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas. Sobre Psicologia e a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

(__) Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) permitem o início do atendimento por busca espontânea do usuário ou por encaminhamento de outros serviços interligados, como Assistência Social e Educação.

(__) A estigmatização das pessoas com problemas de saúde mental afeta não apenas os indivíduos e suas famílias, mas também impacta a reputação dos serviços e a qualidade das equipes que neles trabalham.

(__) A recuperação e reintegração social das pessoas com sofrimento mental dependem de políticas públicas eficazes, suporte comunitário e a superação do estigma que envolve a saúde mental.

(__) A atuação da Psicologia na RAPS envolve acolhimento, promoção de saúde mental, prevenção de agravos, tratamento e reabilitação psicossocial, visando a integralidade do cuidado.



A sequência está correta em: