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O parecer nº CEB 04/1998 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental – afirma que as propostas pedagógicas das escolas devem ser
Com base no documento “Elementos Conceituais e Metodológicos para Definição dos Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento do Ciclo de Alfabetização – 1º,2º e 3° anos – do Ensino Fundamental”: A alfabetização matemática não pode ser reduzida ao domínio dos números e suas operações. A criança deve construir as primeiras noções de espaço e tempo no Ciclo de Alfabetização. O contato da criança com os meios de comunicação pode levá-la a reconhecer tabelas e gráficos simples, como elementos facilitadores da compreensão de determinadas informações. A proposta de alfabetização matemática é, portanto, “_____ _______”, não dissociando ou sequenciando os processos de alfabetização e letramento. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Muitos professores questionam como trabalhar o conhecimento de forma diferenciada que auxilie o professor a ensinar e o aluno a aprender. Nesse sentido, Piletti (2013) afirma que o fator fundamental da aprendizagem é
Segundo Hargreaves (2002), uma inovação bem-sucedida implica aperfeiçoar as habilidades técnicas e estimular a capacidade de compreensão dos professores em relação às mudanças. Qual dos depoimentos, abaixo, faz uma crítica à estratégia de formação continuada realizada no ambiente escolar?
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, as bases que dão sustentação ao projeto nacional de educação responsabilizam o poder público, a família, a sociedade e a escola pela garantia a todos os estudantes de um ensino ministrado com base nos seguintes princípios:
I. Igualdade de condições para o acesso, inclusão, permanência e sucesso na escola. II. Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber. III. Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas. IV. Respeito à liberdade e aos direitos.
Quais estão corretas?