Questões de Concurso
Filtrar
452.634 Questões de concurso encontradas
Página 1236 de 90.527
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Mogeiro - PB
Disciplina:
Pedagogia
O currículo é um elemento constitutivo da organização escolar. O supervisor tem um papel de articulador e guia para a sua implementação e avaliação. Para realizar esta função ele e os demais envolvidos, devem considerar que o currículo não é um instrumento neutro. Esta afirmação significa dizer que o currículo não é:
Concurso:
Prefeitura de Mogeiro - PB
Disciplina:
Pedagogia
No cenário histórico brasileiro observamos que o perfil do profissional da supervisão escolar transitou entre a rigidez e o controle, seguido de características técnico-burocráticas de reprodução de poder e, ainda, responsabilizado pela produtividade, eficiência e pela qualidade do ensino. Considerando as três visões que Santos (2016) apresenta sobre este processo, assinale a segunda coluna de acordo com a primeira.
VT – Visão Tecnicista.
VR – Visão de Ruptura.
VC – Visão do Conhecimento.
( ) Marcada pelo discurso da busca de si e do conhecimento específico da área, em oposição ao caráter autoritário.
( ) Marcada pela inserção de teorias críticas e pelos discursos de liberdade de consciência e de parceria no processo educacional.
( ) Marcada pela eficiência em garantir as metas propostas pela mentalidade dominante.
A sequência correta é:
VT – Visão Tecnicista.
VR – Visão de Ruptura.
VC – Visão do Conhecimento.
( ) Marcada pelo discurso da busca de si e do conhecimento específico da área, em oposição ao caráter autoritário.
( ) Marcada pela inserção de teorias críticas e pelos discursos de liberdade de consciência e de parceria no processo educacional.
( ) Marcada pela eficiência em garantir as metas propostas pela mentalidade dominante.
A sequência correta é:
Concurso:
Prefeitura de Mogeiro - PB
Disciplina:
Pedagogia
O planejamento escolar é atividade fundamental para que a escola possa avançar em seus objetivos e planos. O supervisor escolar é ator importante neste processo pelo fato de ser responsável pela articulação e debates coletivos neste espaço. Um dos desafios mais importantes para que este profissional atue nesta atividade de planejar é:
Concurso:
Prefeitura de Mogeiro - PB
Disciplina:
Pedagogia
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (1996) é um dever da família e do Estado garantir a educação das crianças e adolescentes, visando garantir seu preparo para o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho. Considerando os princípios que devem embasar esta educação, analise as assertivas abaixo.
I- Os agentes responsáveis pela execução do ensino devem garantir a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola das crianças e jovens do nosso país.
II- No ambiente escolar deve-se garantir que o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas sejam garantidas para uma boa e qualificada execução do ensino.
III- Uma das ações fundamentais da educação deve ser a de garantir a valorização da experiência intra-escola como forma de garantir o pleno desenvolvimento do educando.
IV- O respeito a liberdade e o apreço à tolerância devem ser princípios fundamentais do processo de ministração do ensino.
É correto o que se afirma apenas em:
I- Os agentes responsáveis pela execução do ensino devem garantir a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola das crianças e jovens do nosso país.
II- No ambiente escolar deve-se garantir que o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas sejam garantidas para uma boa e qualificada execução do ensino.
III- Uma das ações fundamentais da educação deve ser a de garantir a valorização da experiência intra-escola como forma de garantir o pleno desenvolvimento do educando.
IV- O respeito a liberdade e o apreço à tolerância devem ser princípios fundamentais do processo de ministração do ensino.
É correto o que se afirma apenas em:
Concurso:
Prefeitura de Mogeiro - PB
Disciplina:
Pedagogia
Analisando o contexto histórico do surgimento da função de supervisão escolar é possível afirmar que ela está associada ao período da industrialização com o intuito de melhorar quantitativa e qualitativamente a produção (RANGEL,2001). Neste período este profissional também foi chamado a atuar nas escolas, sendo designado pelo termo: