Filtrar


Questões por página:

A respeito de marketing da informação, divulgação e promoção, julgue o item seguinte.


Visto que o acesso à informação depende primordialmente da oferta, o marketing em bibliotecas deve priorizar a promoção dos serviços em detrimento da formulação de estratégias direcionadas ao usuário.

No que se refere à catalogação, julgue o item que se segue.


A evolução da catalogação eliminou a necessidade de padrões de metadados, tornando obsoletos formatos como o MARC, de modo que bibliotecas e repositórios digitais passaram a organizar, indexar e recuperar informações sem depender desses modelos.

No que se refere à catalogação, julgue o item que se segue.


A implementação da catalogação proposta pela norma RDA facilita o acesso e a recuperação das informações pelo usuário ao eliminar abreviações e expressões latinas das normas anteriores e adequar-se às tecnologias digitais emergentes.

No que se refere à catalogação, julgue o item que se segue.


A eficácia da catalogação em RDA no que se refere à facilidade de navegação e à encontrabilidade da informação depende da forma como os registros são apresentados e da utilização de mecanismos e interfaces de busca bem projetados.

No que se refere à catalogação, julgue o item que se segue.


Em bibliotecas digitais, a catalogação prescinde do uso de vocabulários controlados e sistemas de classificação, uma vez que os avanços tecnológicos permitem a organização e a recuperação automática da informação sem a necessidade de controle terminológico estruturado.