Filtrar


Questões por página:
Em relação aos atributos legais da conta contábil, conforme o MCASP (2024), analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O Ativo Permanente compreenderá os créditos e os valores realizáveis independentemente de autorização orçamentária e dos valores numerários.
II. O Passivo Permanente compreenderá as dívidas fundadas e outras que dependam de autorização legislativa para amortização ou resgate.
III. O Passivo Financeiro compreenderá as dívidas fundadas e outras cujo pagamento independa de autorização orçamentária.
Em relação aos atributos conceituais das contas contábeis, conforme o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP,2024), analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Função: descrição da natureza dos atos e fatos registráveis na conta.
( ) Natureza do Saldo: identifica se a conta tem saldo devedor, credor ou ambos.
( ) Título / Nome: designação que identifica o objeto de uma conta.
( ) Conta Mista / Híbrida: possui somente saldo devedor.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Referente aos índices econômico-financeiros de análise, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Indicadores de rentabilidade visam avaliar os resultados auferidos por uma empresa em relação a determinados parâmetros que melhor revelem suas dimensões. Uma análise baseada exclusivamente no valor absoluto do lucro líquido traz normalmente sério viés de interpretação ao não refletir se o resultado gerado no exercício foi condizente ou não com o potencial econômico da empresa.
II. Os Indicadores de endividamento e estrutura são utilizados, basicamente, para aferir a composição (estrutura) das fontes passivas de recursos de uma empresa. Ilustram, com isso, a forma pela qual os recursos de terceiros são usados pela empresa e sua participação relativa em relação ao capital próprio.
III. Os Indicadores de atividade visam à mensuração das diversas durações de um “ciclo operacional”, o qual envolve todas as fases operacionais típicas de uma empresa, que vão desde a aquisição de insumos básicos ou mercadorias até o recebimento das vendas realizadas.
Sobre a divulgação dos componentes de caixa e equivalentes de caixa, segundo o CPC 03 – Demonstração dos Fluxos de Caixa, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A entidade deve divulgar os componentes de caixa e equivalentes de caixa e deve apresentar uma conciliação dos valores em sua demonstração dos fluxos de caixa com os respectivos itens divulgados no Balanço Patrimonial.
II. O efeito de qualquer mudança na política para determinar os componentes de caixa e equivalentes de caixa, como, por exemplo, mudança na classificação dos instrumentos financeiros previamente considerados como parte da carteira de investimentos da entidade, deve ser apresentado de acordo com regra específica sobre Práticas Contábeis, Mudanças em Estimativas e Correção de Erro.
III. Em vista da variedade de práticas de gestão de caixa e de produtos bancários, quando utilizar o método Indireto de Fluxo de Caixa, é facultativa à entidade a divulgação da política que adota na determinação da composição do caixa e equivalentes de caixa.
Deverá ser registrada, periodicamente, a diminuição do valor dos elementos dos ativos imobilizado e intangível nas contas de:

I. Depreciação: quando corresponder à perda do valor dos direitos que têm por objeto bens físicos sujeitos a desgaste ou perda de utilidade por uso, ação da natureza ou obsolescência.
II. Exaustão: quando corresponder à perda do valor do capital aplicado na aquisição de direitos da propriedade industrial ou comercial e quaisquer outros com existência ou exercício de duração limitada, ou cujo objeto sejam bens de utilização por prazo legal ou contratualmente limitado.
III. Amortização: quando corresponder à perda do valor, decorrente da sua exploração, de direitos cujo objeto sejam recursos minerais ou florestais, ou bens aplicados nessa exploração.

Quais estão INCORRETAS?