Questões de Concurso
Filtrar
473.210 Questões de concurso encontradas
Página 843 de 94.642
Questões por página:
Com relação aos padrões de lançamento de efluentes, analise as afirmativas a seguir.
I. O fator de toxicidade, definido na Resolução CONAMA 430/2011, é um número adimensional que expressa a maior diluição do efluente que não causa efeito deletério agudo aos organismos, num determinado período de exposição, nas condições de ensaio.
II. A zona de mistura, definida na Resolução CONAMA 430/2011 é a região do corpo receptor que se estende do ponto de lançamento do efluente, e delimitada pela superfície em que é atingido o equilíbrio de mistura entre os parâmetros físicos e químicos, bem como o equilíbrio biológico do efluente e os do corpo receptor, sendo a mesma para todos os parâmetros.
III. Para o lançamento direto de efluentes oriundos de sistemas de tratamento de esgotos sanitários, a Resolução CONAMA 430/2011 define a concentração máxima de Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) de 120 mg/L, sendo que esse limite somente poderá ser ultrapassado no caso de efluente de sistema de tratamento com eficiência de remoção mínima de 60% de DBO.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Considerando os aspectos biológicos relacionados aos resíduos sólidos, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) É uma importante característica da fração orgânica dos resíduos sua possibilidade de ser convertida biologicamente em gases, líquidos e em sólidos orgânicos relativamente inertes.
( ) Os principais microrganismos encontrados nos resíduos sólidos são bactérias, fungos, protozoários, actinomicetos, algas e vírus.
( )Os organismos patogênicos transmissores da ascaridíase e da leptospirose sobrevivem nos resíduos sólidos por um tempo similar, superior a 1.000 dias.
( ) Uma característica fundamental da peste bubônica é a sua persistência em focos naturais, derivada da associação entre o agente etiológico, os vetores e os reservatórios da infecção.
Assinale a sequência correta.
Com relação ao impacto do lançamento de efluentes em corpos receptores, analise as afirmativas a seguir.
I. No processo de autodepuração de um corpo hídrico, a zona de decomposição ativa tem início logo após o lançamento das águas residuárias no curso d’água; e devido à presença de nutrientes e luz nesta zona existem condições para o desenvolvimento das algas.
II. A demanda bioquímica de oxigênio (DBO) retrata a quantidade de oxigênio requerida para estabilizar a matéria orgânica carbonácea por meio de processos bioquímicos realizados por microrganismos.
III. Os elevados níveis de nitrogênio e fósforo em um corpo d’água estimulam a eutrofização, ou seja, o crescimento excessivo de plantas aquáticas planctônicas e aderidas, em níveis que causem interferências aos usos desejáveis do corpo d’água.
IV. Além dos padrões nacionais de qualidade da água, existem padrões regionais de qualidade estabelecidos em alguns estados do Brasil, que podem ser iguais, mais ou menos restritivos que os correspondentes padrões nacionais.
Estão corretas as alternativas