Filtrar


Questões por página:
Conforme Marcia Regina Vitolo, em nutrição parenteral, uma solução estéril de nutrientes é infundida por via intravenosa por meio de um acesso venoso periférico ou central, de forma que o trato digestivo é completamente excluído no processo. Com relação as indicações de Terapia Nutricional Parenteral, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) NP é indicada em geral, quando o trato digestivo não funciona, está obstruído, ou inacessível e antecipa-se que esta condição continue pelo menos por sete dias.
( ) Durante a avaliação nutricional e médica, alguns fatores precisam ser considerados na decisão de utilizar NP, incluindo antecipar a duração da terapia, necessidade energética e proteica, limitação de infusão hídrica e acesso venoso disponível.
( ) A NP é contra indicada em pacientes hemodinamicamente instáveis incluindo aqueles com hipovolemia, choque cardiogênico ou séptico, com edema agudo de pulmão, anúria sem diálise ou que apresentem graves distúrbios metabólicos e eletrólicos.
( ) NP deve ser indicada especificamente quando ocorrer vômitos intratáveis, pancreatite aguda, hiperemese gravídica, quimioterapia, diarreia grave (doença inflamatória intestinal), síndrome de má absorção, entre outras.

Conforme Marcia Regina Vitolo entre as possíveis definições de nutrição enteral, uma das mais abrangentes e gerais foi proposta pelo regulamento técnico para a terapia nutricional enteral – a Resolução RCD nº 63, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da saúde, de 6/7/00. Sendo assim, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.


I. Alimento para fins especiais, com ingestão controlada de nutrientes, na forma isolada ou combinada, de composição definida ou estimada, especialmente formulada e elaborada para uso por sondas ou via oral, industrializada ou não, utilizada exclusiva ou parcialmente para substituir ou completar a alimentação oral em pacientes desnutridos ou não, conforme suas necessidades nutricionais, em regime hospitalar, ambulatorial ou domiciliar, visando a síntese ou manutenção dos tecidos, órgãos ou sistemas.


II. É muito importante a preservação da integridade da mucosa intestinal pela infusão de nutrientes, como também a manutenção da homeostase e da competência imunológica. Em adição, a utilização do trato gastrointestinal, tem se associado a um decréscimo na taxa metabólica e melhora do balanço nitrogenado.


III. Para a melhora da resposta imune, a prevenção de atrofia intestinal, evitando a translocação bacteriana e a diminuição da resposta inflamatória, tem se recomendado o uso de nutrição enteral preferentemente a nutrição parenteral total, uma vez que o uso da via enteral produz menor incidência de complicações, atenua a resposta inflamatória, previne a atrofia intestinal, e consequentemente a translocação de bactéria do lúmen intestinal.


IV. Basicamente uma dieta enteral deve ser um composto balanceado de proteínas, carboidratos, lipídeos, fibras, eletrólitos, vitaminas e minerais.

Conforme a Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN), sobre as Necessidades Nutricionais, assinale a alternativa correta.
Conforme o Guia de Medicina Ambulatorial Hospitalar (UNESP), as modificações com relação à consistência englobam não apenas a apresentação da dieta, com alimentos ou preparações na forma líquida, pastosa ou de consistência mais sólida, mas também fatores nutricionais que interferem no trabalho digestivo associado ao tipo de dieta, com teor de fibra, resíduos, gordura e tempo de cocção. Relacione o tipo de dieta com a sua descrição e assinale a alternativa com a sequência correta.
1. Dieta Líquida Restrita.2. Dieta Líquida Completa.3. Dieta Branda.4. Dieta Pastosa.
( ) Embora apresente alimentos em sua consistência sólida e pareça bastante semelhante à dieta normal, possui características que conferem uma melhor digestibilidade como restrição em teor de fibra, lipídeos da dieta.
( ) Geralmente é a primeira após jejum de pós-operatório de cirurgias do aparelho digestivo. Por conter apenas chás frescos, refrescos e caldos de legumes, esta dieta é bastante restrita quanto a seu conteúdo de resíduos e requer o mínimo de trabalho digestivo.
( ) É a etapa seguinte da evolução dietética após a dieta líquida restrita. Os pacientes capazes de tolerá-la bem, poderão suportar também alimentos de consistência sólida atendendo à evolução dietética prevista, a menos que possuam limitações importantes de deglutição e refluxo.
( ) Requer o mínimo de mastigação. A digestibilidade ainda está facilitada, porém a variedade de alimentos incluídos, composição e volume das refeições ela passa a requerer maior integridade funcional do processo digestivo e absortivo.
De acordo com a Cartilha sobre Boas Práticas para Serviços de Alimentação Resolução-RDC nº 216/2004, assinale a alternativa que preencha corretamente as lacunas.
O ___________ é um documento que descreve o trabalho executado no estabelecimento e a forma correta de fazê-lo. Nele, pode-se ter informações gerais sobre como é feita a limpeza, o controle de pragas, da água utilizada, os procedimentos de higiene e controle de saúde dos funcionários, o treinamento de funcionários, o que fazer com o lixo e como garantir a produção de alimentos seguros e saudáveis.
O ___________ é um documento que descreve passo a passo como executar as tarefas no estabelecimento. Destaca as etapas da tarefa, os responsáveis por fazê la, os materiais necessários e a frequência em que deve ser feita.