Filtrar


Questões por página:
Assinale a alternativa correta considerando a Resolução nº 216, de 2004, que dispões sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação.
Analise as afirmativas abaixo em relação à prevenção de doenças transmitidas por alimentos.

1. A contaminação microbiológica de hortaliças e frutas pode acontecer ainda na pré-colheita, especialmente a partir do uso inadequado do esterno não curtido na adubação, pela água de irrigação contaminada e pelas mãos dos manipuladores não adequadamente lavadas e limpas.
2. Entre os sinais de deterioração dos pescados estão o aumento da viscosidade da superfície da pele ou escamas, as guelras amareladas e a musculatura flácida.
3. Embora seja uma alteração sensorial importante e até considerado um defeito, a produção de gás no leite não é indicativo de presença de bactérias que confiram risco à saúde.
4. As bactérias causadoras de toxinfecção alimentar são gram+, como o Staphylococcus aureus. Essas bactérias, no entanto, não se desenvolverem em temperaturas ambiente acima de 30°C.
5. Procedimentos higiênicos adequados e cocção dos alimentos à temperatura superior a 100°C são medidas de controle para infecções alimentar transmitidas por bacillus cereus.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Visualizar Questão Comentada
Em relação às alergias alimentares (AA), analise as afirmativas sobre os cardápios para pessoas com alergia.

1. Para crianças com Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV), deve-se substituir o leite de vaca integral por fórmula láctea sem lactose.
2. Em crianças com Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV), o cardápio da introdução alimentar deve excluir amendoim, peixes, camarões, trigo, ovos e castanhas, pelo elevado risco de reação. Esses alimentos devem ser introduzidos somente depois dos 2 anos de idade.
3. A introdução da alimentação complementar em crianças com APLV deve seguir os mesmos princípios do preconizado para crianças sem alergia, a partir do sexto mês de vida, conforme marcos do desenvolvimento, independentemente da dieta recebida (leite materno, fórmula ou ambos).
4. Nos casos de Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV), como substitutos do leite de vaca, o leite de outros mamíferos (ex.: cabra e ovelha) ou o leite de vaca modificado com caseína tipo A2 (só contém beta-caseína A2) podem ser considerados, pois são seguros e hipoalergênicos.
5. A retirada dos alimentos alergênicos da alimentação constitui a base do tratamento dietético da alergia alimentar e deve contemplar, na maioria dos casos, a total exclusão do alimento envolvido, inclusive os produtos dele derivados e de preparações que o contenham.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Em relação ao cardápio especial para estudantes com doença celíaca, no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), analise as afirmativas e assinale a alternativa correta, considerando o Caderno de Referência sobre Alimentação Escolar para Estudantes com Necessidades Alimentares Especiais.
Visualizar Questão Comentada
Para a elaboração de cardápio para pessoa com hipertensão arterial, de acordo com a Diretriz Brasileira de Hipertensão (2025), deve-se considerar:

1. Os indivíduos devem ser orientados à redução na ingestão de sódio. Para tanto, a ingestão diária de sal deve ser de até 5 g, o que equivale a uma colher de chá de sal.
2. Indivíduos com hipertensão devem ser orientados a aumentar a ingestão de potássio dietético. Para isso, as dietas desses indivíduos devem incluir boas fontes, como frutas, verduras, hortaliças, oleaginosas, leguminosas e laticínios pobres em gordura.
3. Indivíduos com hipertensão devem ser orientados em relação ao consumo de álcool. A meta de ingestão diária de álcool por mulheres deve ser de até uma dose.
4. Indivíduos com hipertensão devem ser orientados em relação à ingestão de cafeína. Considerando o elevado impacto da cafeína nos níveis pressóricos, deve-se orientar a restrição total de cafeína. Nesse sentido, o café deve ser substituído por café descafeinado e chás, como chá verde e chá preto, por chá de camomila, erva-cidreira e funcho.
5. A substituição do sal iodado por sal marinho ou sal rosa do Himalaia são opções plausíveis para a redução do sódio na dieta.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.