Filtrar


Questões por página:
O Instituto Terroá opera como um hub de tecnologias sociais, promovendo soluções inovadoras que impulsionam o impacto social, ambiental ou econômico nos territórios e organizações em que atua.
Considerando o tempo delimitado para um estudo que tem o propósito de construir um conhecimento sobre tecnologias sociais, os pesquisadores sabem que podem levantar dados de distintas fontes, a saber: (a) relatórios e indicadores que o Instituto oferece; (b) entrevista a lideranças; (c) dados observacionais in situ; e (d) experiências dos membros-chave da comunidade. Assim, é proposto ao grupo de pesquisa um projeto com uso de métodos qualitativos que, nesse contexto, é denominado:
Ao integrar o valor econômico à produção simbólica e às práticas culturais, a economia da cultura promove reflexões sobre a alocação de recursos públicos, incentiva a participação do setor privado e amplia o debate sobre a sustentabilidade cultural.
No que se refere à sustentabilidade cultural, associe os aspectos potencializados por ela com suas respectivas descrições.

1. Identidade 2. Autenticidade 3. Capital cultural 4. Vitalidade

( ) A cultura consolida e fortalece os valores de uma sociedade por meio da participação ativa e do empoderamento das pessoas no sistema cultural, impulsionado pelo uso de pesquisa, inovação e produção de conhecimento.
( ) A incorporação do valor cultural a um bem ou atração, seja ela material ou imaterial, amplia seu valor e potencial econômico, gerando produtos originais e de qualidade que impulsionam setores como o turismo e a economia criativa.
( ) A cultura é uma dimensão estruturante da vida social e do desenvolvimento econômico, pois oferece manifestações sólidas, inclusivas, interligadas a diversas áreas e representativas da diversidade, contribuindo para o fortalecimento da sociedade.
( ) O reconhecimento e a valorização de elementos singulares expressam a identidade cultural de uma comunidade e asseguram que os produtos e as práticas culturais representem suas vivências e saberes, articulando valor simbólico e potencial econômico.

A sequência correta é:
Leia o trecho a seguir do Plano Nacional de Cultura (PNC).
“A formação sociocultural do Brasil é marcada por encontros étnicos, sincretismos e mestiçagens. Na experiência histórica, predominam a negociação entre suas diversas formações humanas e matrizes culturais, e o jogo entre identidade e alteridade, resultando no reconhecimento progressivo dos valores simbólicos presentes em nosso território. Não se pode ignorar, no entanto, as tensões, dominações e discriminações que permearam e permeiam a trajetória do País. A diversidade cultural no Brasil se atualiza – de maneira criativa e ininterrupta – por meio da expressão de seus artistas e de suas múltiplas identidades, a partir da preservação de sua memória, da reflexão e da crítica.”
(Adaptado de PNC, Lei nº 12.343/2010)

Com base nesse trecho, é correto afirmar que o PNC associa o conceito de cultura ao de:
O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 (igualdade de gênero), em sua meta 5.5, defende a participação plena das mulheres e a igualdade de oportunidades para cargos de liderança em todos os níveis de tomada de decisão. Considerando os desafios postos por essa meta, analise o gráfico a seguir sobre as desigualdades de gênero e raça que ainda persistem nos cargos de liderança do Executivo Federal brasileiro.
Imagem associada para resolução da questão


(Fonte: Movimento Pessoas à Frente. Desigualdade de gênero em cargos de liderança no Executivo Federal, nota técnica 2024, elaborada com base no Painel Estatístico de Pessoal (MGI,2023), p.12)

O gráfico acima mostra a distribuição percentual por sexo e raça em diferentes grupos: na população brasileira em geral; no conjunto dos cargos comissionados do Executivo Federal (CCE e FCE); e dentro dos diferentes níveis dos cargos anteriormente chamados de DAS (Direção e Assessoramento Superiores), divididos entre média liderança (DAS-1 a DAS-4) e alta liderança (DAS-5, DAS-6 e cargos de natureza especial).
Com base nos dados apresentados, analise as afirmativas a seguir sobre a presença de mulheres em cargos de liderança, considerando V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).

( ) As mulheres negras estão sub-representadas em maior intensidade quando comparadas às mulheres brancas, as quais têm representação similar na sociedade e nos cargos considerados; já os homens brancos são sobre-representados.
( ) A hierarquia é um marcador de desigualdades, uma vez que a participação de mulheres e homens negros diminui significativamente à medida que aumenta o nível hierárquico dos cargos.
( ) Os cargos comissionados são de livre nomeação e exoneração, podendo ser ocupados por pessoas sem vínculo com a Administração Pública, o que favorece filtros informais e redes de influência, perpetuando desigualdades nas posições de liderança.

A sequência correta é:
Entre suas metas, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 10 (redução das desigualdades) prevê promover, até 2030, a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente de idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem nacional, condição econômica, religião ou qualquer outra característica. O conceito descrito a seguir é um dos que fundamenta essa meta.

Processo pelo qual indivíduos e grupos socialmente vulneráveis ampliam sua capacidade de agir sobre as próprias vidas e contextos. Envolve a conscientização a respeito dos próprios direitos, a superação de relações de dominação e dependência e a construção de condições para o exercício autônomo da cidadania. Está associado a um processo de redução da vulnerabilidade e de aumento das próprias capacidades dos setores pobres e marginalizados da sociedade, além de ter por objetivo promover entre eles um índice de desenvolvimento humano sustentável e a possibilidade de realização plena dos direitos individuais.

A descrição acima diz respeito ao conceito de: