Filtrar


Questões por página:
A constituição do método, no escopo da Sociologia, exige a definição dos conceitos e categorias analíticas que pretendem dar conta de entender o fenômeno social. Nesse sentido, Durkheim (1997) defende que “Estamos, pois, diante de maneiras de agir, de pensar e de sentir que apresentam a propriedade marcante de existir fora das consciências individuais. Esses tipos de conduta ou de pensamento não são apenas exteriores ao indivíduo, são também dotados de um poder imperativo e coercitivo, em virtude do qual se lhe impõe, quer queira, quer não”. O trecho diz respeito a qual conceito?
De acordo com a contribuição de Helena Hirata e Daniele Kergoat (1994) no conhecido artigo “A classe operária tem dois sexos”, assinale a alternativa correta sobre a relação entre classe e gênero.
Karl Marx observa que a alienação é um componente central do capitalismo, que só pode ser superada com a abolição das relações de produção capitalistas e a criação de uma sociedade sem classes. Considerando essa perspectiva, assinale a alternativa que melhor corresponde à interpretação do autor sobre a condição do trabalhador na produção capitalista.
Considerando o enfoque trazido por Norbert Elias sobre a alienação no contexto da evolução do conhecimento científico e sua relação com a compreensão dos processos naturais e sociais, assinale a alternativa correta.
Octavio Ianni aborda questões de classe social e raça em suas análises sociológicas. Em relação ao autor e à sua perspectiva teórica, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Ianni sustenta que as desigualdades de raça e de classe podem ser resolvidas dentro de um processo histórico nos marcos da democracia, por meio da ampliação dos sistemas de cotas e outras formas de participação que não expressem o antagonismo social.
( ) Para Ianni, a questão racial influencia as criações culturais e a relação entre economia e sociedade.
( ) O autor sustenta que há uma dicotomia entre classe social e raça, e que elas são mutuamente excludentes, pois o processo de escravidão é anterior ao processo da formação industrial brasileira, enquadrando-se mais no conceito de escravismo colonial.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: