Questões de Concurso
Filtrar
13.834 Questões de concurso encontradas
Página 10 de 2.767
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Campinas - SP
Disciplina:
Pedagogia
A Psicóloga Marcela Alvarez, na obra de Maia et al. (2017), escreveu o seguinte: “Como Psicóloga e trabalhando com pessoas com surdocegueira há mais de 10 anos, quando falo sobre aceitação da surdocegueira, convido as pessoas a se colocarem no lugar das pessoas com surdocegueira e refletirem um pouco, como seria se, de repente, ou até mesmo sabendo que, a perda sensorial ocorreria, como nos sentiríamos? (...) A formação da identidade psicológica por si só não é um processo simples, imaginem a construção de uma nova identidade.”
De acordo com a autora,
De acordo com a autora,
Concurso:
Prefeitura de Campinas - SP
Disciplina:
Pedagogia
Mendes (2006), na obra A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil, constata que no âmbito dos sistemas estaduais e municipais, diretrizes políticas de reforma norteadas pelos princípios da inclusão escolar estão sendo anunciadas.
Entretanto, segundo ela,
Entretanto, segundo ela,
Concurso:
Prefeitura de Campinas - SP
Disciplina:
Pedagogia
De acordo com Mendes et al. (2006), na obra A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil, a partir da década de 1970, as escolas comuns passaram a aceitar crianças ou adolescentes deficientes em classes comuns, ou, pelo menos, em classes especiais. Nessa época, surgiu nos Estados Unidos um sistema em cascata, com diferentes níveis ou graus de integração. Tal sistema pressupunha uma possibilidade de mudança de nível para o aluno, buscando um grau maior de integração escolar com base nas potencialidades e no progresso do aluno.
Assinale a alternativa que apresenta uma crítica correta em relação ao sistema de integração.
Assinale a alternativa que apresenta uma crítica correta em relação ao sistema de integração.
Concurso:
Prefeitura de Campinas - SP
Disciplina:
Pedagogia
O Manual de Orientação: Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais (2010) – in Oliveira e Prieto (2020) – que teve como objetivo disponibilizar equipamentos, mobiliários e materiais pedagógicos, entre outras orientações, aponta a possibilidade de constituição de dois tipos de Salas de Recursos Multifuncionais (SRM): a I e a II.
Assinale a alternativa que apresenta o(a) aluno(a) que deve ser encaminhado(a) para a SRM II.
Assinale a alternativa que apresenta o(a) aluno(a) que deve ser encaminhado(a) para a SRM II.
Concurso:
Prefeitura de Campinas - SP
Disciplina:
Pedagogia
De acordo com Christofari e Baptista (2012), na dimensão de classificação e delimitação presente na prática histórica da avaliação da aprendizagem, os corpos deveriam manter-se inertes, em seus lugares, o controle do pensar e do fazer tornava-se elemento pedagógico importante para a aprendizagem. Atualmente, a prática da avaliação da aprendizagem, com a concepção de mensuração, de aferição de resultados de desempenho do aluno, encontra-se na contramão de um movimento que tem buscado considerar que a educação escolar pode ser (re)criada por meio de uma perspectiva de inclusão escolar.
A proposta, portanto, segundo os autores, é
A proposta, portanto, segundo os autores, é