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A educação inclusiva, nas últimas décadas, vem firmando-se no plano internacional e na legislação brasileira, o que subsequentemente, impulsionou mudanças relevantes no bojo das escolas, ora como inversão de perspectivas no sentido de promover a igualdade de oportunidades e valorização das diferenças e características individuais, ora oportunizando capacitações de professores, alunos, pais e toda a comunidade no fortalecimento dos princípios da cultura inclusiva.
Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/3131/313154906008/313154906008.pdf. Acesso em: em: 8 mar.2025. (adaptado)
De acordo com os pressupostos que embasam a educação inclusiva, avalie as afirmações a seguir.
I. A educação inclusiva na perspectiva democrática perpassa pela reestruturação da cultura, da prática e das políticas vivenciadas nas escolas, de modo que estas respondam à diversidade dos alunos.
II. Uma prática pedagógica inclusiva precisa está fundamentada nos pressupostos da abordagem humanística, democrática que percebe o sujeito e suas singularidades tendo como objetivos o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social de todos.
III. Na perspectiva de inclusão os ambientes escolares propiciam integração social quando suas práticas pedagógicas estão reguladas sob o processo de avaliação universal dos indivíduos.
IV. Transformar uma escola excludente em uma escola inclusiva requer mudanças de concepções, pois é preciso compreender que o processo de aprendizagem é possível dentro de sala de aula regular; de que esses alunos são capazes de estudar, conviver e aprender com os demais.
V. Sob a ótica da educação inclusiva um princípio valorativo e fundamental a ser configurado nas práticas pedagógicas é a rigidez curricular.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
No cerne das temáticas sobre interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, os fundamentos epistemológicos, ontológicos e metodológicos têm gerado espaços dialógicos de estudos e produzido mudanças nas ações e nas práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito da educação escolar, de tal modo que, as mudanças, ressignificações e reconstruções possam proporcionar aprendizados consubstanciados na formação dos alunos.
Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1606. Acesso em: 7 mar.2025.
Na perspectiva das ideias expressas no fragmento do texto acima, avalie as afirmações a seguir.
I. Em termos metodológicos, interdisciplinaridade diz respeito à transferência de métodos de uma disciplina para outra, vista como produtora de novas configurações e geradora de outros campos do conhecimento.
II. Sob a égide dos pressupostos epistemológicos, a transdisciplinaridade favorece um diálogo vivo, promotor de uma abertura que visa à conjunção, consolidando-se como campo fértil na articulação entre os diferentes níveis de organização do conhecimento (disciplinaridade, multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade, interdisciplinaridade, em uma postura de transcendência.
III. Nas vertentes metodológicas da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, torna-se explícito que a inserção de suas bases se configuram como uma nova perspectiva na formação educacional para uma visão do sujeito global, da valorização da diversidade e da ruptura com modelos que enclausuram o conhecimento.
É CORRETO o que se afirma em:
Em uma sociedade acelerada pela valorização do conhecimento interconectado por um cenário de comunicação e informação digital, mudanças significativas repercutiram no campo da educação, como espaço integrado de saberes, exigindo práticas de ensino inovadoras em respostas às demandas da sociedade do conhecimento. Vê-se, pois, o surgimento das metodologias ativas de ensino e aprendizagem como caminho para despertar a criatividade, a autonomia, a colaboração no processo de ensino-aprendizagem e o despertar de novos papéis a serem assumidos pelos professores e alunos.
Série Educar – Volume 40 – Prática Docente. In: Metodologias ativas e suas contribuições no processo de ensino aprendizagem. Organização: Editora Poisson – Belo Horizonte–MG: Poisson,2020.
Considerando as abordagens teóricas das metodologias ativas de ensino e aprendizagem e seus princípios orientadores, avalie as afirmações a seguir.
I. Consideram o tempo de aprendizagem, as habilidades e competências já alcançadas e o conhecimento prévio de cada aluno, elementos fundamentais para a construção e assimilação de novos conhecimentos.
II. Em contradição as abordagens tradicionais, mudam o paradigma do aluno visto apenas como repositório de informações dando ênfase ao seu papel protagonista no processo de ensino aprendizagem.
III. Tem como centro às práticas pedagógicas, a aula tradicional e o método de ensino que prioriza a memorização passiva.
IV. Ponderam o tempo de aprendizagem as habilidades e competências já alcançadas e o conhecimento prévio de cada aluno, elementos fundamentais para a construção e assimilação de novos conhecimentos.
V. Auxiliam o aluno a perceber-se como agente importante no próprio aprendizado, condição essencial para a sua motivação nas atividades escolares e na busca do conhecimento.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
Apesar dos muitos e rigorosos estudos sobre a avaliação da aprendizagem, alinhavar analiticamente suas implicações no permear das práticas pedagógicas, ainda é uma questão vulnerável, relutante e carente de maiores reflexões e compreensões dado a dimensão da complexidade do ato de avaliar como um movimento que envolve alguma atividade humana.
Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/sem_pedagogica/fev_2010/ avaliacao_luckesi.pdf. Acesso em: 6 mar 2025. (adaptado)
Acerca das compreensões teóricas sobre a avaliação, avalie as afirmações a seguir.
I. No sentido amplo da avaliação da aprendizagem, por ser avaliação, é amorosa, inclusiva, dinâmica e construtiva, diversa dos exames, que não são amorosos, são excludentes, não são construtivos, mas classificatórios.
II. Com ênfase no melhor resultado possível a avaliação da aprendizagem deverá ser conduzida de forma metódica e rigorosa.
III. Avaliar um educando implica, antes de mais nada, acolhê-lo no seu ser e no seu modo de ser, como está, para, a partir daí, decidir o que fazer.
IV. Sob o princípio da inclusão escolar, o ponto de convergência especial no processo da avaliação da aprendizagem está atrelada à seleção e classificação.
V. Diagnosticar é o primeiro passo para avaliar a aprendizagem, e este implica coletar dados relevantes sobre o estado de aprendizagem do aluno.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
Em uma perspectiva epistemológica de educação, as pesquisas e debates acerca das políticas curriculares, seus pressupostos e desdobramentos teórico-práticos têm ampliado os movimentos de reflexões, em torno de uma conceptualização do currículo escolar. O que induz, compreensões de como a escola conceitua e a transforma em ações na perspectiva de um novo currículo que desconstrua as estruturas de dominação.
TEIXEIRA, C.R. Currículoescolar:umcasode dominaçãoereproduçãosocial?Umbreveesboço. Dialogia, São Paulo, v.4, p.115-125,2005.
Considerando as concepções e dimensões do currículo escolar, avalie as afirmações a seguir.
I. Como percepção intencional de que o currículo é um artefato social e cultural implica vê-lo como resultado de um processo social construído no bojo dos conflitos e lutas entre diferentes tradições e concepções sociais, e não apenas como transmissão de conhecimentos, valores e habilidades em torno dos quais haja um acordo geral.
II. Numa perspectiva democrática, as reflexões sobre o currículo devem incorporar elementos sociais, políticos, econômicos e culturais, que colaborarão para as atividades escolares e melhor compreensão das questões postas pela realidade dos sujeitos inseridos no e pelo processo educativo.
III. No centro das questões curriculares, configurar o currículo na perspectiva de desconstrução das estruturas de dominação implica pautar as discussões sobre as áreas de abrangência de um currículo, considerando-o, além de uma questão de conhecimento, uma questão de construção de identidades.
É CORRETO o que se afirma em: