Filtrar


Questões por página:

A função social da Escola prepara, instrumentaliza e proporciona condições para que os estudantes possam apropriar-se de conhecimentos e se constituir cidadãos.


Para cumprir o seu papel social, a Escola necessita
I. compreender o seu papel para a diminuição da repetência e evasão. II. buscar sua competência e autonomia, sendo um espaço de apropriação de conhecimentos e habilidades. III. oferecer condições de acesso as tecnologias educacionais para contribuir com a produção do conhecimento.
Assinale

Correlacione as correntes com as modalidades listadas a seguir, considerando o que Libâneo (2005) explica sobre as teorias pedagógicas contemporâneas, também chamadas de correntes pedagógicas:

Correntes


1

Racional - tecnológica

2

Neocognivistas

3

Sociocriticas

4

Holísticas

5

Pós-modernas


Modalidades


a

Construtivismo pós-piagetiano - Ciências cognitivas

b

Ensino de excelência - Ensino Tecnológico

c

Sociologia critica do curriculo - Teoria histórico-cultural - Teoria sócio-cultural - Teoria sócio-cognitiva - Teoria da ação comunicativa

d

Pós-estrutruralismo - Neo-pragmatismo

e

Holismo - Teoria da Complexidade - Teoria naturalista do conhecimento - Ecopedagogia - Conhecimento em rede


Assinale a alternativa que indique as associações corretas.

A educação brasileira contempla a educação básica e a educação superior. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.

Quanto ao papel do professor na relação ensino e aprendizagem, Freire (1996) afirmou: “Quando entro em uma sala de aula, devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições, um ser crítico e inquiridor, inquieto em face da tarefa que tenho – a de ensinar e não a de transferir conhecimento”. Com base no que o autor explicita, assinale a alternativa correta.

A escola deve trabalhar com educação inclusiva. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente,