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A respeito da Educação Inclusiva, marcar (V) para as afirmativas Verdadeiras, (F) para as Falsas e, após, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(__) Na perspectiva de uma Educação Inclusiva, todos os alunos, independentemente das suas características pessoais, psicológicas ou sociais, devem frequentar as escolas/classes regulares e receber um atendimento de qualidade, adequado às suas necessidades.
(__) No que tange à Educação inclusiva, é necessário que o professor trabalhe a potencialidade de cada aluno individualmente para que todos tenham uma educação de mesmo padrão.
(__) Com o tratado de Salamanca em 1994, assinado também por Portugal, define-se as Escolas Inclusivas e uma pedagogia centrada na criança, o que leva também o nosso país a adotar uma nova filosofia nas escolas regulares, tendo em vista uma educação para todos.
(__) Na perspectiva de uma Educação Inclusiva, todos os alunos, independentemente das suas características pessoais, psicológicas ou sociais, devem frequentar as escolas/classes regulares e receber um atendimento de qualidade, adequado às suas necessidades.
(__) No que tange à Educação inclusiva, é necessário que o professor trabalhe a potencialidade de cada aluno individualmente para que todos tenham uma educação de mesmo padrão.
(__) Com o tratado de Salamanca em 1994, assinado também por Portugal, define-se as Escolas Inclusivas e uma pedagogia centrada na criança, o que leva também o nosso país a adotar uma nova filosofia nas escolas regulares, tendo em vista uma educação para todos.
Sobre a proposta pedagógica da escola, analise as assertivas a seguir:
I. Participação de todos: profissionais de educação, alunos e comunidade, na concepção, elaboração, execução e avaliação.
II. Estar centrado nos alunos visando a melhoria do seu processo de ensino-aprendizagem e de seus resultados, de modo que os alunos não só permaneçam na escola, mas aprendam e cheguem ao final do processo e sejam capazes de produzir cultura e conhecimento.
III. Sentir os problemas da realidade a partir de uma reflexão coletiva a respeito da escola e de seu contexto, por consequência, construir uma proposta de superação dos problemas.
Estão CORRETAS:
I. Participação de todos: profissionais de educação, alunos e comunidade, na concepção, elaboração, execução e avaliação.
II. Estar centrado nos alunos visando a melhoria do seu processo de ensino-aprendizagem e de seus resultados, de modo que os alunos não só permaneçam na escola, mas aprendam e cheguem ao final do processo e sejam capazes de produzir cultura e conhecimento.
III. Sentir os problemas da realidade a partir de uma reflexão coletiva a respeito da escola e de seu contexto, por consequência, construir uma proposta de superação dos problemas.
Estão CORRETAS:
De acordo com o decreto nº 11.556, de 12 de junho de 2023, que institui o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Analise o trecho a seguir:
"As secretarias estaduais e as secretarias municipais que aderirem ao Compromisso deverão elaborar e consolidar suas respectivas políticas de alfabetização, a partir de orientações elaboradas pelo Ministério da Educação."
Em qual artigo do decreto esse excerto está inserido?
"As secretarias estaduais e as secretarias municipais que aderirem ao Compromisso deverão elaborar e consolidar suas respectivas políticas de alfabetização, a partir de orientações elaboradas pelo Ministério da Educação."
Em qual artigo do decreto esse excerto está inserido?
Sobre o Conselho Escolar, analise a sentença abaixo:
O Conselho Escolar é um órgão colegiado de natureza deliberativa, consultiva e fiscal, tendo caráter políticopartidário, religioso, racial com fins lucrativos, sendo remunerados seu Dirigente ou Conselheiros. (1ª PARTE). Um dos objetivos do Conselho Escolar é democratizar as relações no âmbito da escola, visando à qualidade de ensino através de uma educação transformadora que prepare o indivíduo para o exercício da plena cidadania. (2ª PARTE).
A sentença está:
O Conselho Escolar é um órgão colegiado de natureza deliberativa, consultiva e fiscal, tendo caráter políticopartidário, religioso, racial com fins lucrativos, sendo remunerados seu Dirigente ou Conselheiros. (1ª PARTE). Um dos objetivos do Conselho Escolar é democratizar as relações no âmbito da escola, visando à qualidade de ensino através de uma educação transformadora que prepare o indivíduo para o exercício da plena cidadania. (2ª PARTE).
A sentença está:
A respeito do currículo como referência para o desenvolvimento do processo pedagógico, analise as assertivas e julgue V, para as verdadeiras, ou F, para as falsas.
(__) O currículo é um elemento neutro de transmissão do conhecimento social. Ele pouco está imbricado em relações de poder e é expressão do equilíbrio de interesses e forças que atuam no sistema educativo em um dado momento, tendo em seu conteúdo e formas, a opção historicamente configurada de um determinado meio cultural, social, político e econômico.
(__) O currículo escolar tem ação direta ou indireta na formação e desenvolvimento do aluno. Assim, é fácil perceber que a ideologia, cultura e poder nele configurados são determinantes no resultado educacional que se produzirá.
(__) O currículo necessita ser percebido como um território a ser contestado diariamente, pois é através dele que podemos pensar e legitimar o conhecimento que pretendemos? Para quem? Para quê e como? Tendo como parâmetro a visão de mundo, de sociedade e da educação que acreditamos.
Qual alternativa preenche, CORRETAMENTE, os parênteses, na ordem em que aparecem?
(__) O currículo é um elemento neutro de transmissão do conhecimento social. Ele pouco está imbricado em relações de poder e é expressão do equilíbrio de interesses e forças que atuam no sistema educativo em um dado momento, tendo em seu conteúdo e formas, a opção historicamente configurada de um determinado meio cultural, social, político e econômico.
(__) O currículo escolar tem ação direta ou indireta na formação e desenvolvimento do aluno. Assim, é fácil perceber que a ideologia, cultura e poder nele configurados são determinantes no resultado educacional que se produzirá.
(__) O currículo necessita ser percebido como um território a ser contestado diariamente, pois é através dele que podemos pensar e legitimar o conhecimento que pretendemos? Para quem? Para quê e como? Tendo como parâmetro a visão de mundo, de sociedade e da educação que acreditamos.
Qual alternativa preenche, CORRETAMENTE, os parênteses, na ordem em que aparecem?