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Em janeiro deste ano de 2025, o Senado Federal aprovou a Lei 15.100/2025 sobre o uso de aparelhos eletrônicos e celulares pessoais pelos estudantes da educação básica das redes de ensino e estabelecimentos públicos e privados. Do que se trata esta lei?
Uma professora do 8º ano precisa redesenhar um ambiente de aprendizagem para uma sequência sobre “água e saneamento”. A turma é heterogênea: há estudantes com baixa visão, dois com dificuldades de leitura fluente e grande variação de repertório digital.

A escola dispõe de:

I. laboratório com 12 computadores;
II. tablets compartilhados;
III. kits simples de laboratório (filtros de papel, areia, carvão);
IV. quadro branco;
V. acesso instável à internet.

O objetivo é que os estudantes expliquem, com evidências, como diferentes métodos de filtração impactam a qualidade da água e comuniquem resultados a públicos diversos (comunidade escolar e famílias). Qual proposta integra ambiente e recursos instrucionais, considerando alinhamento pedagógico, carga cognitiva, acessibilidade/UDL e validade da avaliação?
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Uma rede municipal decidiu “melhorar resultados” criando roteiros fechados de aula e provas padronizadas trimestrais, exigindo dos docentes “fidelidade ao script”. Em paralelo, um grupo de professores propõe reorganizar o trabalho por temas geradores, com investigação situada no território, produção de diálogos problematizadores com famílias e uso de portfólios reflexivos.

À luz da Pedagogia do Oprimido e da Pedagogia da Autonomia, assinale a proposição coerente com Paulo Freire.
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Leia o excerto abaixo:

Movimento pedagógico que ganhou força no início do século XX, especialmente influenciado pelas ideias de John Dewey, defendia a centralidade da experiência do aluno, a escola ativa, a aprendizagem pela prática e a função social da educação. No Brasil, foi consolidado em um manifesto no ano de 1932, sendo associado a nomes como Anísio Teixeira, Lourenço Filho e Fernando de Azevedo. Trata-se da ___________________.

Preencha a lacuna acima e assinale a alternativa correta.
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O Plano Político-Pedagógico (PPP) é considerado um instrumento basilar da gestão democrática escolar, na medida em que articula concepções de educação, finalidades sociais e diretrizes pedagógicas.

Nesse sentido, analise as proposições a seguir e assinale a alternativa correta.
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