Filtrar


Questões por página:
As associações entre microrganismos e vegetais são bastante complexas e influenciadas por inúmeros fatores. Até hoje, ainda não se conhece todos os detalhes de muitas dessas interações, e é contínua a necessidade de pesquisas científicas que esclareçam as vias bioquímicas e os mecanismos subjacentes a muitas delas. Com o passar do tempo e uma maior solidificação dos conhecimentos nessa área, iniciou-se o emprego biotecnológico e, aos poucos, foi possível demonstrar sua eficácia, além de se compreender as condições que pudessem favorecer sua utilização. Assim, alguns microrganismos ganham um maior destaque em alguns processos. Considerando o grupo de bactérias diazotróficas, qual é a importância desse grupo para as plantas não leguminosas?
Os anticorpos monoclonais são biofármacos com alta especificidade e, por isso, têm ganhado cada vez mais atenção dos pesquisadores. Esses agentes são uma promessa terapêutica para diversas doenças graves, como o câncer. Alguns exemplos são o Herceptin (trastuzumab), usado no câncer de mama e o Mabthera (rituximab), para o linfoma. Os tratamentos com anticorpos representam a classe de medicamentos com crescimento mais rápido no mercado, em grande parte devido a atributos naturalmente favoráveis, como especificidade, potência e estabilidade metabólica. O conhecimento da imunologia humoral e os avanços na engenharia de proteínas contribuíram ainda mais para o desenvolvimento desses importantes medicamentos. Sobre o tratamento com anticorpos monoclonais e a tecnologia de desenvolvimento propriamente dita, assinale a alternativa correta.

Analise a figura abaixo:


Imagem associada para resolução da questão


Um dos grandes marcos do desenvolvimento da biotecnologia foi a descoberta da penicilina, feita por Alexander Fleming, em 1928. Fleming observou que uma de suas culturas de bactérias de Staphylococcus aureus que ele estava estudando havia sido contaminada por um fungo e que, ao redor das colônias desse fungo, não havia mais bactérias. Então, o pesquisador isolou esse fungo, o Penicillium notatum, e descobriu que ele produzia uma substância capaz de matar muitas bactérias. Assim, foi descoberta a penicilina, o primeiro antibiótico utilizado com sucesso até os dias de hoje e que já salvou milhares de vidas. Essa foi a primeira grande contribuição da biotecnologia para a produção de fármacos; a partir daí, tem aumentado exponencialmente o número de fármacos produzidos por processos biotecnológicos. A utilização da técnica de DNA recombinante permitiu introduzir em vetores específicos um segmento de material genético capaz de codificar uma substância de interesse. Sobre a tecnologia do DNA recombinante, assinale a alternativa INCORRETA.

Analise o texto abaixo “Quem mexeu no meu queijo?”, de Spencer Johnson.

“... Haw sorriu. Sabia que Hem estava se perguntando: ‘Quem mexeu no meu Queijo?’, mas Haw se perguntava: ‘Por que eu não me mexi e fui procurar o Queijo mais cedo?’

Quando começou a entrar no labirinto, Haw olhou para o local de onde viera e se deu conta do seu conforto. Podia se sentir sendo arrastado de volta para o território familiar – embora não encontrasse Queijo lá havia algum tempo.

Haw ficou mais ansioso e teve dúvidas a respeito de se realmente queira entrar no labirinto. Ele escreveu uma frase na parede à sua frente e ficou olhando-a durante alguns minutos:

O que Você Faria se Não Tivesse Medo?

Ele refletiu sobre o que havia escrito.

Olhou para a direita, para a parte do labirinto em que nunca estivera, e sentiu medo.

Então respirou profundamente, virou para a direita e caminhou bem devagar para o desconhecido.”.

A analogia apresentada no texto aborda conceitos como a mudança, a adaptação e a busca por novas soluções — princípios igualmente presentes nos processos biotecnológicos. Considerando a fabricação de derivados lácteos, assinale a alternativa que NÃO apresenta um composto com função diretamente associada aos processos empregados na fabricação de queijos.
A preservação eficiente de alimentos é uma das questões mais importantes que a indústria enfrenta atualmente. O uso da nanotecnologia em alimentos para fins de preservação oferece a possibilidade de aumentar a atividade de agentes antimicrobianos e/ou promover sua distribuição mais segura no produto final, mediante incorporação em embalagens ou filmes. Sobre o uso de nanotecnologia na indústria de alimentos, assinale a alternativa INCORRETA.