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O principal objetivo do planejamento estratégico de TI das empresas é
O alinhamento estratégico entre Tecnologia da Informação (TI) e negócios é um conceito fundamental que busca integrar a estratégia de TI com os objetivos e as metas gerais da organização. Esse alinhamento é essencial para garantir que os investimentos em TI apoiem e impulsionem a estratégia de negócios, resultando em maior eficiência operacional, inovação e competitividade.
Associe os aspectos do alinhamento estratégico entre TI e negócios apresentados abaixo com as suas respectivas descrições.

1. Objetivos Comuns
2. Integração de Processos
3. Cultura Organizacional
Descrições:
( ) Promover um ambiente colaborativo onde as equipes de TI e de negócios trabalham juntas para alcançar metas compartilhadas.

( ) Assegurar que as soluções tecnológicas sejam projetadas para atender às necessidades específicas da organização, refletindo suas metas estratégicas.

( )Garantir que as operações diárias da empresa sejam harmonizadas com as soluções de tecnologia, facilitando a eficiência e a eficácia.


Assinale a opção que indica a relação correta na ordem apresentada.
O COBIT é um framework que visa garantir que a governança e o gerenciamento de TI estejam alinhados com os objetivos estratégicos da organização, maximizando o valor e minimizando riscos associados aos recursos de tecnologia.
Nos COBIT 5 e COBIT 2019 os domínios são claramente definidos entre as funções de governança e de gestão de TI. Com base no exposto, indique qual dos seguintes domínios é especificamente classificado como parte da governança de TI.
Governança de TI (Tecnologia da Informação) é um conjunto de práticas, processos e estruturas que visa garantir que a TI esteja alinhada com os objetivos estratégicos da organização e contribua efetivamente para o alcance dos resultados esperados. Dos conceitos de governança de TI apresentados abaixo assinale aquele que visa identificar, avaliar e reduzir a possibilidade de ocorrências que possam afetar negativamente a infraestrutura tecnológica da organização.
Analise as afirmativas a seguir sobre a cadeia de valor de serviços na estrutura de governança ITIL 4:

I. É composta por atividades principais que colaboram para a criação, entrega e suporte contínuo de serviços de TI.

II. Permite que atividades sejam configuradas de maneira flexível, adaptando-se às necessidades e demandas específicas da organização.

III. É uma estrutura fixa de processos pré-definidos para garantir a conformidade com padrões regulamentares.


Está correto o que se afirma em